Gazeta Esportiva.com
·23 Januari 2025
Gazeta Esportiva.com
·23 Januari 2025
O Palmeiras venceu o Santos por 2 a 1 nesta quarta-feira e destacou em suas redes sociais sua partida de número 200 na cidade de Santos. Desde 1916, o Verdão contabiliza 95 vitórias, 38 empates e 67 derrotas na maior cidade do litoral paulista.
A primeira vez que o Palmeiras (na época Palestra Itália) desceu para a cidade de Santos foi em março de 1916. O segundo duelo da história do clássico que viria a se tornar o Clássico da Saudade, com 343 partidas disputadas. O jogo foi realizado no estádio Conselheiro Nébias, que pertencia ao Clube Atlético Santista. O Santos goleou o Palmeiras por 5 a 0. Ainda em 1916, aconteceu o primeiro jogo do duelo disputado na Vila Belmiro. O Santos novamente venceu, desta vez por 1 a 0.
Foto: Reprodução
O Palestra venceu seu primeiro jogo em Santos em setembro de 1917, na Vila Belmiro. Os visitantes venceram por 2 a 0 com gols de Caetano e Picagli. A partida era válida pelo Campeonato Paulista. Neste ano, o Palestra Itália chegou à final da competição, mas acabou sendo derrotado pelo Clube Athletico Paulistano por 3 a 0.
Para além do Santos, o Palmeiras enfrentou na cidade o Clube Atlético Santista, Portuguesa Santista, Brasil Futebol Clube, Jabaquara Atlético Clube e a Seleção Municipal Santista.
Santos é a terceira cidade onde o Palmeiras mais jogou em sua história, atrás apenas do Rio de Janeiro com 246 jogos e de São Paulo com 3696 jogos. O Verdão possui 378 gols marcados e 303 gols sofridos na Cidade do Porto. Nos últimos dez jogos, o Palmeiras venceu quatro, empatou quatro e perdeu dois.
Ainda não há data definida para o próximo Clássico da Saudade, seja em Santos ou em São Paulo. O Palmeiras voltará a campo neste sábado às 20h30 (de Brasília) contra o Novorizontino pelo Campeonato Paulista. O Santos, também pelo Paulistão, enfrentará o Velo Clube no sábado, às 18h30.