Deus me Dibre
·18 Februari 2025
“Assim que valoriza!”, diz Cuca após classificação do Galo na Copa do Brasil

Deus me Dibre
·18 Februari 2025
O Atlético garantiu sua classificação para a segunda fase da Copa do Brasil ao vencer o Tocantinópolis por 2 a 0, fora de casa, em uma partida marcada por dificuldades e pelo placar que permaneceu zerado até os minutos finais. O técnico Cuca destacou a importância do resultado e as adversidades enfrentadas pelo Galo para avançar no torneio nacional.
O treinador ressaltou as dificuldades impostas pelas condições do jogo, desde a longa viagem até o calor intenso e o gramado. Segundo Cuca, enfrentar esse tipo de desafio é o que torna a Copa do Brasil uma competição especial.
“O mais importante é isso (classificar), as condições muito adversas. Não adianta ficar inumerando as condições, você viajar quatro horas e meia, depois do almoço, pra entrar e jogar num calor desse, num gramado assim, com a torcida adversária muito entusiasmada e o adversário cheio de perna pra correr. O jogo fica equilibrado.”
O Galo dominou as ações ofensivas, mas teve dificuldades para transformar as chances em gols. Foi apenas aos 40 minutos do segundo tempo que a rede balançou, em pênalti cobrado por Hulk, trazendo alívio para a equipe e selando a classificação.
“Tentamos primeiro com o Deyverson, depois precisou de por a bola no chão e ser mais ousado. Tivemos o domínio total do jogo, muitas chances, mas de efetividade, realmente, só lá no minuto 40, que a gente foi fazer o gol num clima bastante hostil. Agora sem água (nos vestiários), vamos voltar mais 4 horas e meia sem tomar banho… mas não faz mal. É raiz! Eu sinceramente, gosto assim. Assim que valoriza!”
Cuca explicou a estratégia para a partida, destacando a importância de guardar uma “arma” para o segundo tempo. A entrada de Hulk na etapa final ajudou a equipe a concretizar a vitória.
“Eu acho assim, se a gente não guarda o Hulk pro segundo tempo, você não tinha arma. Guardamos uma arma pro segundo tempo e ela foi decisiva. A gente tentou um tipo de jogo no primeiro tempo e outro no segundo, quando a gente tomou conta do jogo, ficamos com dois armadores – Scarpa e Igor Gomes – mais quatro atacantes. O gol ia sair de uma forma ou de outra.”
Ciente das armadilhas da Copa do Brasil, Cuca ressaltou como um tropeço poderia custar caro ao Atlético e relembrou eliminações passadas, destacando o comprometimento dos jogadores para evitar surpresas.
“Isso aqui é muito perigoso. Se você é eliminado hoje aqui, não tem explicação. Não adianta falar de logística, de cansaço, campo, não… por isso que a Copa do Brasil é boa. Ela aplica peças. Hoje poderia ter acontecido o que aconteceu aquela vez com o Afogados, aí você põe o primeiro semestre inteiro fora. Eu enfatizei pra eles. Mas eles foram resilientes, souberam sofrer, não abdicaram de ganhar nunca.”