oGol.com.br
·21 Desember 2024
oGol.com.br
·21 Desember 2024
O duelo entre Atlético e Barcelona valia a liderança da La Liga. O Barça começou a todo vapor: superior na primeira etapa, os comandados de Hansi Flick empilharam chances até abrir o placar. Depois do gol, o Atleti começou a fazer frente, mas o Barça ainda era superior. O gol de empate saiu no decorrer da segunda etapa, praticamente na única chance real dos Colchoneros. Praticamente pois, no último lance, brilhou a estrela de Sorloth, para virar o jogo. 2 a 1.
O Atlético assume a ponta do Campeonato Espanhol e agora tem 41 pontos somados, três a mais que o Barça, que é o segundo. Os Colchoneros, inclusive, tem uma partida a mais.
Apesar da má fase recente na La Liga, com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, o Barça não fraquejou diante do Atlético, que tinha a chance de ouro para roubar a liderança. Com dois minutos, Fermín López chegou na ponta esquerda e cruzou na área, onde Raphinha chegou inteiro para testar ao gol, mas errou o cabeceio e perdeu boa chance.
Enquanto os comandados de Hansi Flick buscavam as jogadas e faziam pressão alta na saída adversária, o Atleti adotava postura retraída e esperava os contragolpes para assustar. Aos 12, Fermín López recebeu na esquerda e mandou bola venenosa na área buscando Lewandowski. O atacante não desviou, mas Oblak teve que trabalhar para agarrar a bola, que tinha endereço.
Os ataques do time da Catalunha eram, principalmente, arquitetados pelo lado esquerdo, com Baldé e Fermín López. Com 21, Raphinha cruzou da própria esquerda depois de sobra de escanteio e encontrou Iñigo Martínez na direita, que matou no peito e concluiu forte de voleio, mas parou na boa defesa de Oblak.
Depois de mais alguma pressão e superioridade no confronto, os Culés abriram o placar oito minutos depois da última tentativa. Pedri arrancou da esquerda, invadiu o meio e deixou com Gavi na meia-lua, que pretendia girar, mas, sem querer, deixou para Pedri dentro da área. O camisa 8 aproveitou a tabela, invadiu a área e bateu cruzado, sem chances para o goleiro adversário.
Os Colchoneros foram obrigados a sair de trás para buscar o empate, mas a pressão arquitetada por Flick dificultava as coisas para os comandados de Diego Simeone. Na primeira etapa, essa postura não gerou oportunidades reais de marcar aos visitantes.
Em cima desde o começo da segunda etapa, o Barça ficou no quase aos dois minutos, mas perdeu uma grande oportunidade. Fermín López recebeu de Pedri na área pela esquerda e, livre de marcação, chutou cruzado rasteiro, mas viu Oblak usar a perna e fazer grande defesa.
11 minutos depois, outra chance perdida pelos donos de casa. Pedri recuperou a posse no meio de campo e deu excelente lançamento para Raphinha, que passou por trás da marcação na ponta direita, viu Oblak sair em cima e deu toque com categoria de cobertura, mas viu a bola bater caprichosamente no travessão e não entrar.
Se o Atlético parecia ter dificuldades para empatar, isso mudou com 14 minutos no cronômetro, quando eles aproveitaram a única grande chance que tiveram. Álvarez recebeu de De Paul, escapou pela esquerda em contra-ataque, chegou no fundo e tocou rasteiro na entrada da área, mas Casadó afastou para trás. A sobra ficou viva na entrada, onde De Paul veio de trás e chapou rasteiro na bochecha da rede, sem chance para Iñaki Peña.
Depois do gol dos visitantes, o confronto ficou lá e cá, mas o Barça tentava mais. Aos 30, Ferrán Torres tocou para o meio da área e Lewandowski teve a oportunidade de fazer o gol da linha da pequena área, mas o atacante errou o chute. Cinco minutos depois, Olmo arriscou da área pela esquerda e viu a bola sair rente à trave.
A última chance do Barça saiu aos 41 minutos da segunda etapa. Raphinha foi acionado na ponta direita em velocidade, saiu sozinho nas costas da defesa, apareceu na cara de Oblak e tentou o chute cruzado, sem muito ângulo, mas parou no goleiro.
No último lance de jogo, o Atlético estragou a festa do Barça. Em contra-ataque rápido depois do erro de Raphinha, Molina foi lançado por De Paul na ponta esquerda, chegou no fundo e cruzou forte na área. A bola passou entre as pernas de Cubarsí e ficou para Sorloth, que completou de canhota no alto, venceu Iñaki Peña e virou o jogo.