oGol.com.br
·5 Februari 2025
Bayer flerta com eliminação, mas reage nos acréscimos e passa pelo Colônia na Copa da Alemanha
![Gambar artikel:Bayer flerta com eliminação, mas reage nos acréscimos e passa pelo Colônia na Copa da Alemanha](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fwww.ogol.com.br%2Fimg%2Fnoticias%2F129%2FimgS620I742129T20250205223426.jpg)
oGol.com.br
·5 Februari 2025
Depois de estar perdendo por 2 a 0 e flertar com a eliminação até os acréscimos do segundo tempo, o Bayer Leverkusen resgatou a sua áurea de 2023/24 e garantiu mais uma classificação de tirar o fôlego. O time de Xabi Alonso arrancou o empate no apagar das luzes e eliminou o Colônia por 3 a 2, na prorrogação.
Atual campeão da Copa da Alemanha, o Bayer avançou para a semifinal e juntou ao Stuttgart. Arminia Bielefeld x Werder Bremen e RB Leipzig x Wolfsburg definem as outras duas vagas.
A partida entre Bayer Leverkusen e Colônia precisou ficar paralisada por dez minutos, logo após o apito inicial, por conta de sinalizadores acendidos pelos torcedores dos donos da casa.
Depois do período com a bola parada, o Leverkusen tomou conta da partida e monopolizou a posse de bola. Com domínio absoluto e sem sofrer nenhuma ameaça do Colônia, os Farmacêuticos ficaram confortáveis para armar as suas iniciativas.
Entretanto, o time de Xabi Alonso desde o início deu amostras de uma noite não muito inspirada. Embora o volume habitual, o Leverkusen não conseguiu traduzir o seu amplo domínio em oportunidades e terminou o primeiro tempo sem finalizações em direção ao gol.
Apesar de não acertar o alvo, os Farmacêuticos tiveram seus dois lances de perigo no primeiro tempo. Em cobrança de falta, Grimaldo mandou no travessão do Colônia. Em seguida, o lateral apareceu dentro, recebeu cruzamento de Frimpong e, quase sem querer, desviou raspando o poste.
O Bayer caminhou para a reta final do primeiro tempo com a sensação de que a vantagem viria de forma natural, mas acabou surpreendido no apagar das luzes. Com dez minutos de acréscimo, o Colônia aproveitou a sua única escapada e abriu o placar com Damion Downs.
O Bayer Leverkusen ignorou o prejuízo sofrido no final do primeiro tempo e iniciou o segundo com o mesmo ritmo. Mais uma vez com o domínio absoluto da posse de bola, os Farmacêuticos não se importaram com a desvantagem e continuaram com paciência nas suas criações.
Compactado na defesa e letal no ataque, o Colônia aplicou a sua estratégia mais cedo no segundo tempo e novamente jogou um balde de água fria nos donos da casa. Aos nove, Linton Maina disparou em contragolpe e mandou nas redes.
O placar ainda mais desfavorável forçou o Leverkusen a ser mais objetivo. Com maior verticalidade nas suas iniciativas, os comandados de Xabi Alonso responderam de forma rápida. Florian Wirtz recebeu lançamento na ponta esquerda, dominou com estilo e tirou da cartola um passe açucarado para Schick. O centroavante tcheco, que pouco havia contribuído na partida, não desperdiçou a assistência e diminuiu o placar.
O time de Xabi Alonso precisava de apenas um gol para forçar a prorrogação com cerca de 30 minutos para serem jogados. Em uma sufocante blitz, o Leverkusen usou todo o seu repertório de jogadas e esbarrou no goleiro adversário até o apagar das luzes.
Mais uma vez com um acréscimo longo, desta vez o beneficiado foi os donos da casa. Após cruzamento de Frimpong, Schick subiu sozinho e assinou o empate.
Acostumado às reviravoltas no apagar das luzes, o Bayer Leverkusen começou a prorrogação com a confiança de que a virada se tornaria realidade de forma natural. E, de fato, se tornou.
Aos oito minutos, Grimaldo carregou pela canhota e levantou bola venenosa dentro da área. Victor Boniface, que entrou durante o segundo tempo, se antecipou ao marcador e tocou nas redes.
A reviravolta consolidada ainda no primeiro tempo deu, enfim, a tranquilidade aos donos da casa. Sem deixar o Colônia ensaiar uma mudança de postura, o Bayer segurou a posse de bola e levou um susto apenas no fim. Em cruzamento da direita, Rondic mandou nas redes, mas o VAR entrou em ação e invalidou o empate, confirmando a classificação farmacêutica.