Coluna do Fla
·19 Februari 2025
Boto detalha como ‘se encantou’ com Filipe Luís e crava: “Vai acabar com os portugueses no Brasil”

Coluna do Fla
·19 Februari 2025
Com a saída de Rodolfo Landim e a chegada de Luiz Eduardo Baptista na presidência do Flamengo, houve dúvidas sobre quem comandaria o time, mesmo com o sucesso de Filipe Luís no ano passado. Contratado por Bap, o diretor técnico José Boto teve carta branca para contratar outro treinador. Contudo, depois de diálogo com o ex-lateral, o cartola não teve dúvidas: o Filipinho ‘é o cara!’. Além disso, o cartola avisou: o rubro-negro vai acabar com a hegemonia dos portugueses no Brasil.
— Ouvia com muita atenção as coletivas que ele fazia, o que indica muito sobre o conhecimento técnico e tático. E quando chegou o momento de tomar a decisão, achei por bem ficar com ele, por feeling e um estudo que tinha. O Filipe tem todas as características de um treinador de alto nível. A primeira delas é ter a noção que tudo que foi como jogador de futebol tem pouco para a profissão que tem agora. Quando tem isso bem claro, é meio caminho andado para se tornar melhor técnico, porque te obriga a estudar, a ser inquieto. E ele é exatamente assim, alguém com sede de conhecimento enorme — disse Boto, em entrevista à ‘ESPN’.
— Por isso, na minha opinião, ele vai ser o treinador que vai mudar a cara do brasileiro na Europa. Isso não quer dizer que não existam outros treinadores brasileiros com muito conhecimento. Ele vai virar essa imagem que na Europa se tem do treinador brasileiro. Já disse a ele um pouco como brincadeira, mas é algo que acredito mesmo. Ele vai acabar com a hegemonia dos treinadores portugueses no Brasil — acrescentou Boto.
Ainda no fim do ano passado, Boto e Filipe Luís se encontraram na Europa. E, desde então, ambos formaram uma boa relação. No dia a dia de Flamengo, o dirigente e o treinador trocam ideias sobre a montagem do elenco, necessidades no dia a dia de trabalho e outras questões.
Como técnico do time profissional, Filipe Luís tem o título da Copa do Brasil e a taça da Supercopa, esta já com José Boto. Agora, a dupla tenta novos troféus ainda em 2025, como o Carioca, a Libertadores, o Brasileirão e a Copa do Brasil. Além disso, o Mais Querido tem como maior objetivo o Mundial de Clubes, em junho.