Mundo Rubro Negro
·6 November 2024
Mundo Rubro Negro
·6 November 2024
Nesta quarta-feira (6), após vitória do Botafogo por 3 a 0 sobre o Vasco, que coloca o time alvinegro mais próximo do título brasileiro após 29 anos, surgiu um debate nas redes sociais sobre qual time é melhor: Flamengo 2019, recordista de pontos conquistados, com futebol encantador, ou o Botafogo de 2024, que sequer igualará a marca?
O tema também foi debatido na TV. O comentarista da ESPN, Eugênio Leal, afirmou que a qualidade de jogo do Botafogo pode ser comparada com o Flamengo de Jorge Jesus: “A qualidade de jogo desse Botafogo dá para comparar com o Flamengo de Jorge Jesus.”
Celso Unzelte revelou que seu filho acredita que, caso o alvinegro conquiste a Libertadores, a discussão é válida: “Meu filho me fez essa pergunta ontem. Eu falei: ‘espera acabar o ano’. Ele respondeu: ‘mas se ganhar a Libertadores, já tem a discussão’.”
Primeiramente, o time do Botafogo ainda não conquistou nada, embora esteja bem encaminhado para conquistar o Brasileirão, mas em 2023 também estava e aconteceu uma das maiores ‘pipocadas’ do futebol nacional. Além disso, a final da Libertadores é contra um time qualificado, Atlético-MG, que está enfrentando o Flamengo em outra decisão, na Copa do Brasil.
Em termos de futebol jogado, o estilo de jogo entre Flamengo de Jorge Jesus e Botafogo de Artur Jorge não são muito parecidos. O Rubro-Negro tinha mais refino técnico, jogadores com muito mais qualidade individual, além de números espetaculares. Há uma semelhança quanto à intensidade, na qual o alvinegro se sobressai sobre as demais equipes do país em 2024.
O Flamengo de 2019 não possuia um elenco tão nivelado quanto o do Botafogo, no qual a reposição mantém praticamente a qualidade na posição. O que torna o trabalho de Jorge Jesus ainda mais fantástico. Mas o que será que dizem os números?
O Flamengo de 2019 é o recordista em pontos somados na história dos pontos corridos, com 90 em 38 jogos, terminando o campeonato com 16 a frente do segundo colocado. É o melhor mandante da história do Brasileirão de pontos corridos, com 17 vitórias e dois empates, comando 53 pontos, números que o Botafogo não chegaria perto de alcançar ainda que vença todos os próximos jogos em casa.
Em toda a temporada de 2019, o Flamengo disputou 76 jogos, vencendo 50, empatando 17 e perdendo nove vezes. Filtrando apenas para a passagem de Jorge Jesus, são 40 jogos, 28 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas.
Em 2024, o Botafogo disputou 66 partidas, com 31 vitórias, 10 empates e 11 derrotas.
Além do recorde no Brasileirão, o Flamengo bateu o River Plate na final da Libertadores, que era o atual campeão. O fato do time de 2019 sempre ser a régua para comparação com outras equipes ano após ano, diz muito sobre o quão encantador, impactante e vencedor foi o Rubro-Negro no ano mágico.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.