oGol.com.br
·23 Mei 2025
De renegado em Manchester a herói em Nápoles, McTominay é destaque principal no título italiano

oGol.com.br
·23 Mei 2025
Em sua primeira temporada com a camisa do Napoli, McTominay ajudou o clube a conquistar seu quarto Scudetto da história. E foi em grande estilo: o meia escocês marcou o primeiro gol que abriu o caminho da vitória contra o Cagliari no jogo do título e coroou seu ano de estreia com o prêmio de melhor jogador do torneio e, lógico, com a taça.
Criado nas categorias do Manchester United, McTominay passou 22 anos com a camisa dos Red Devils e deixou o clube em transferência conturbada. Foi logo na primeira temporada em Nápoles que o jogador fez a temporada mais artilheira em toda sua carreira profissional.
McTominay dedicou 22 anos ao Manchester United, mas não saiu pela porta da frente. Apesar de ser um dos mais confiáveis jogadores de Solskjaer, seu mais longevo técnicos na equipe, o escocês de 27 anos era duramente criticado pela torcida dos britânicos.
Scott somou 255 partidas como jogador do clube de Manchester, sendo que 168 dessas foram em suas últimas quatro temporadas no clube. Apesar de ser um importante jogador de rotação no elenco inglês, McTominay não deixou saudades em Manchester. Ao fim da temporada 23/24, o meia foi colocado na lista de transferências.
Na sequência, o escocês foi contratado por 30 milhões de euros pela equipe de Napoli. O meia assumiu a camisa 8 do ítalo-brasileiro Jorginho e, sob o comando de Antonio Conte, fez sua temporada mais artilheira da carreira. Foram 13 gols marcados em 36 partidas, além de quatro assistências.
No estilo tático de Antonio Conte, McTominay é um camaleão. Ele exerce um papel chamado "raider", que nada mais é que um elemento surpresa na área, mas, de acordo com as necessidades do confronto, pode se posicionar como um segundo volante. Versatilidade é a chave para o atleta.
O casamento com Conte tanto deu resultado que o meia foi o vice-artilheiro do Napoli na atual temporada, só atrás de Romelu Lukaku, que balançou as redes 14 vezes. Além disso, ele foi o quarto jogador que mais entrou em campo sob o comando do treinador, com 36 partidas disputadas.
Na disputa da Serie A, o jogador escocês marcou 12 gols e deu quatro assistências e tudo foi coroado nesta sexta-feira (23). Ao fim da 38ª partida do torneio, ele superou o companheiro belga, que foi o artilheiro da competição, e ganhou o prêmio de melhor jogador da competição. Muito provavelmente a melhor contratação de toda a temporada no futebol italiano.
O fechamento com chave de ouro veio na partida contra o Cagliari, pela 38ª rodada do Campeonato Italiano. Depois de cruzamento pelo lado direito ao fim da primeira etapa, o camisa 8 completou dentro da área com belo voleio e iniciou a contagem do triunfo que confirmou o título dos napolitanos.
No começo do segundo tempo, Lukaku anotou o segundo e deu números finais ao confronto. Garantindo o resultado positivo no Stadio Diego Armando Maradona o Napoli conquistou seu quarto Scudetto, com McTominay como principal destaque.
Langsung