Coluna do Fla
·16 Mei 2025
Filipe Luís aprova Rodrigo Caio no Flamengo e enumera diferenciais de novo auxiliar técnico

Coluna do Fla
·16 Mei 2025
Ídolo da história recente do Flamengo, Rodrigo Caio retornou ao clube como auxiliar técnico. Atual treinador do Rubro-Negro e amigo do ex-zagueiro, Filipe Luís se mostrou feliz com a contratação de Rodrigo e, além disso, enumerou as qualidades do profissional.
— Primeiro agradecer o Daniel Alegria que estava comigo desde o começo no sub-17. Me acompanhou nessa trajetória e ajudou muito, mas eu entendia que precisava de uma mudança. Comentei com o Boto e em um perfil diferente. Como vocês bem imaginam eu e Boto conversamos todos os dias durante horas, horas e horas. É um cara que ama falar de futebol e estar com os treinadores com quem trabalhou, eu também gosto de perguntar coisas a ele, sou inquieto. Ele até liga para outros treinadores para eu perguntar coisas de tática, nos ajudamos muito e ele me deu a opinião e alguns nomes para completar essa vaga -, disse Filipe Luís, nessa quinta-feira (15), antes de continuar:
— Quando escutei o nome do Rodrigo (Caio) aprovei na hora porque conheço a pessoa, o caráter e o profissional que ele pode ser. Ainda é novo, tem muito a aprender e veio para somar na parte do clube. Estamos felizes com a chegada, é um impacto grande, os jogadores respeitam muito uma pessoa íntegra como o Rodrigo e com a história que ele tem. E, sim, está ajudando também nas bolas paradas junto com o Marcinho, nossos analistas. As jogadas foram preparadas e treinadas, às vezes saem os gols, às vezes não. Também fizemos gols com o Alegria. Sentia que precisava dessa troca e o importante é agradecer ele aqui -, finalizou, em entrevista após a vitória do Flamengo sobre a LDU (EQU), pela Libertadores.
Rodrigo Caio fez história no Flamengo de 2019 a 2023, ganhando 11 títulos: duas Libertadores, dois Brasileirões, uma Recopa, uma Copa do Brasil, duas Supercopas e três Cariocas. Em 2024, o então zagueiro foi contratado pelo Grêmio, mas pouco atuou, ao ponto de ser ‘rebaixado’ para o Grêmio B. No time principal, foram apenas cinco partidas.
Em 2025, Rodrigo Caio entrou no radar de times das Série B do Brasileirão, como Criciúma e Athletic-MG. Porém, o ex-zagueiro não se encantou com os projetos e acabou pendurando as chuteiras aos 31 anos. Com a Licença B em mãos, aceitou a proposta do Flamengo para trabalhar com o ex-companheiro Filipe Luís na comissão técnica.
Com Rodrigo Caio como auxiliar, o Flamengo volta a campo no domingo (18), quando encara o Botafogo, pela nona rodada do Brasileirão. A bola rola a partir das 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, com cobertura total do Coluna do Fla TV, ao vivo, no YouTube.