Leonino
·7 Mei 2025
Frederico Varandas sem mãos a medir! Conheça planos do Sporting para 2025/26

Leonino
·7 Mei 2025
O Sporting foca todas as atenções na conquista do bicampeonato e a formação orientada por Rui Borges prepara, com a máxima atenção, o dérbi frente ao Benfica, marcado para o próximo sábado. Ainda assim, os dirigentes do Clube de Alvalade já preparam a próxima temporada e o plano está bem definido, sendo que, entre algumas entradas e saídas, a ideia passa por privilegiar a estabilidade.
Neste cenário, a SAD do Sporting, liderada por Frederico Varandas, sabe que a exceção será a inevitável saída de Viktor Gyokeres. Pretendido por vários clubes europeus, o goleador sueco deve mesmo deixar Alvalade, a troco de uma quantia que não deverá ser inferior a 70 milhões de euros. A esse eventual encaixe com a venda do 'camisola 9' somam-se os cerca de 74 milhões de euros pagos pelo Chelsea pelas transferências já confirmadas de Geovany Quenda – que continuará a representar os leões até 2026 – e Dário Essugo.
Por outro lado, alguns dos principais jogadores da equipa verde e branca estão também no radar de vários clubes, tendo em vista uma eventual transferência, no próximo mercado de verão. Morten Hjulmand e Ousmane Diomande são dois desses casos, sendo que, apesar das respetivas cláusulas de rescisão estarem fixadas nos 80 milhões de euros, são muito cobiçados no mercado e podem deixar o Sporting. Por sua vez, Hidemasa Morita – que vai entrar na última época de contrato com o Clube de Alvalade e tem recusado as propostas de renovação – deverá transferir-se para outras paragens, enquanto Jeremiah St. Juste também poderá estar de saída.
A verba encaixada com as vendas deverá ser aplicada no reforço do plantel. Com as contratações do médio georgiano Giorgi Kochorashvili e do extremo brasileiro Alisson Santos já asseguradas, os responsáveis do Sporting planeiam ainda contratar um defesa-central, um lateral-direito, um extremo – Vagiannidis continua a ser o principal alvo - e um avançado, na janela de transferências de verão. A ideia é construir um plantel forte, que permita à equipa lutar pela conquista de títulos, com dois jogadores por posição e mais um dois atletas polivalentes, que sejam também opções válidas para o treinador.
De resto, Rui Borges deverá manter-se no comando técnico do Sporting. O treinador de 43 anos – que chegou a Alvalade em dezembro de 2024 - tem contrato com os leões até junho de 2026, sendo que a conquista do campeonato, na presente temporada, significará a prolongamento automático do vínculo por mais um ano.