Gremistas
·28 Desember 2024
Gremistas
·28 Desember 2024
Enfim, o Grêmio anunciou o substituto de Renato Portaluppi. Nesta sábado (28), o clube oficializou a contratação de Gustavo Quinteros, técnico campeão argentino com o Vélez Sarsfield nesta temporada.
Nascido na Argentina, mas naturalizado boliviano, Quinteros chega para ocupar o cargo deixado por Renato, que estava à frente da equipe gaúcha desde setembro de 2022. Ele será o segundo treinador argentino a comandar o Grêmio – antes dele, somente Alfredo González, em 1951, teve essa oportunidade.
O interesse em Quinteros surgiu no final de semana, em meio ao imbróglio nas negociações com Pedro Caixinha. As tratativas avançaram rapidamente e, na última quarta-feira, as partes fecharam acordo. Conforme publicado pelo Gremistas, o técnico chegou a ficar apalavrado com o Vélez, mas não houve acerto para a renovação.
De acordo com nota oficial do clube, Quinteros assinou contrato por uma temporada, até dezembro de 2025, e já foi integrado ao planejamento para o ano que vem. Nos próximos dias, ele definirá quem permanece ou deixará o elenco, além de indicar possíveis reforços.
Novo técnico do Grêmio, Quinteros acumula sete títulos nacionais: quatro campeonatos equatorianos, dois chilenos e um argentino. Ele também conta com passagens pelas seleções do Equador e da Bolívia.
O argentino Gustavo Quinteros, 59 anos, é o novo treinador do Grêmio. Ele chega a Porto Alegre nos próximos dias e assina contrato até 31 de dezembro de 2025. A data oficial da apresentação ainda será informada. Quinteros traz na sua comissão os auxiliares técnicos Leandro Desábato, Maximiliano Quezada e Rodrigo Quinteros, mais o preparador físico Hugo Roldán.
O técnico possui uma trajetória vitoriosa dentro do futebol sul-americano, com 13 títulos nacionais. O último foi o Campeonato Argentino de 2024 com o Vélez Sarsfield, um feito que o Clube não alcançava há 11 anos.
Gustavo Domingo Quinteros Desábato nasceu em Cafferata, na Argentina, no dia 15 de fevereiro de 1965. Começou no futebol como zagueiro atuando em vários clubes argentinos e bolivianos nas décadas de 80 e 90. Naturalizou-se boliviano e representou a seleção da Bolívia na Copa do Mundo de 1994 e em várias edições da Copa América. Encerrou sua carreira no final de 1998, no Argentinos Juniors.
Sua trajetória como treinador começou em 2005, quando assumiu o Blooming/BOL e conquistou seu primeiro Campeonato Boliviano já em sua temporada de estreia. Após repetir o feito pelo Bolívar e Oriente Petrolero, assumiu a Seleção Boliviana.
Na sequência iniciou trajetória no futebol equatoriano, onde ganhou dois nacionais pelo Emelec, antes de comandar a Seleção Equatoriana. Atuou também no Oriente Médio comandando as equipes do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.
Retornou ao futebol sul-americano para liderar diversas campanhas vencedoras e de conquistas pela Universidad Católica e pelo Colo-Colo, tendo uma passagem pelo futebol mexicano. Em seu trabalho mais recente, venceu o campeonato argentino pelo Velez Sarsfield.
Ficha técnica
Nome: Gustavo Domingo Quinteros Desábato.
Nascimento: 15/02/1965 (59 anos).
Local: Cafferata/ARG.
Clubes como treinador: Blooming/BOL, San Martín de San Juan/ARG, Blooming/BOL, Bolívar/BOL, Oriente Petrolero/BOL, Seleção da Bolívia, Emelec/EQU, Seleção do Equador, Al-Nassr/SAU, Al-Wasl/EAU, Universidad Católica/CHI, Tijuana/MEX, Colo Colo/CHI e Vélez Sarsfield/ARG.
Títulos: Campeão Boliviano 2005 (Blooming); Campeão Boliviano 2009 (Bolívar); Torneio de Inverno e Campeão Boliviano 2010 (Oriente Petrolero); Campeão Equatoriano 2013 e 2014 (Emelec); Campeão Chileno 2019 e Campeão da Super Copa do Chile 2019 (Universidad Católica); Campeão da Copa do Chile 2021, Campeão da Super Copa do Chile 2022, Campeão Chileno 2022 e Campeão da Copa do Chile 2023 (Colo Colo); Campeão Argentino 2024 (Vélez Sarsfield).
Langsung
Langsung