Grêmio FBPA
·15 Januari 2025
Grêmio FBPA
·15 Januari 2025
O Grêmio está entre os 16 classificados para as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta quarta-feira, o Grêmio recebeu o Goiás no estádio Ninho da Garça pela terceira fase, em Guaratinguetá, e bateu o time adversário pelo placar de 4 a 0. Os gols foram anotados por Gabriel Mec, duas vezes, no primeiro tempo. João Lima e Luis Eduardo ampliaram o marcador na etapa final.
A partida começou de forma equilibrada, com o time esmeraldino procurando apertar a saída de jogo gremista para roubar a bola no ataque. Logo que o Grêmio venceu essa primeira pressão, passou a criar as primeiras oportunidades. Aos cinco minutos, Kaick fez o lançamento em diagonal para o comando de ataque. Alysson ganhou na velocidade e aproveitou a indecisão do goleiro no limite da área. No quique da bola girou o corpo e deu uma bicicleta. A bola atravessou a área e ninguém apareceu para mandar pras redes.
Alysson interceptou o passe do zagueiro no ataque, aos seis minutos, e foi pra cima. Ele ganhou na velocidade para invadir a área e dar o passe ao centro. Gabriel Mec veio na velocidade para se jogar na bola de carrinho e tirar do goleiro, abrindo o placar. 1 a 0!
Sem dar tempo para o adversário assimilar o gol sofrido, o Tricolor voltou à carga. Aos 11 minutos, Alysson roubou no ataque e foi derrubado na extrema esquerda. Ele próprio foi para a cobrança fechada de perna direita. Gabriel Mec oportunista foi na primeira trave para desviar de perna direita e mandar no ângulo, sem chances de defesa. 2 a 0!
Com a vantagem no marcador, o Grêmio ficou mais postado e controlando mais as investidas ao ataque. Dessa forma, se manteve firme defensivamente e procurava encaixar algum contra-ataque. Enquanto isso, o Goiás não levava maior perigo ao tentar finalizações longe do alvo. Por volta dos 30 minutos, Alysson sentiu lesão após dividida forte om seu marcador e teve que ser substituído. Gabriel Passos entrou em seu lugar.
O Grêmio chegou novamente aos 42 minutos. Kaick fez a roubada de bola no campo ofensivo e soltou para Hiago. O meio-campista adiantou e arriscou o chute de fora, mas a bola passou ao lado. Aos 46 minutos, em retorno de falta lateral, Kaick faz o lançamento para o ataque. A zaga furou a rebatida e a bola chegou até João Lima que faz um passe de peito para o Gabriel Mec. O atacante se esticou para finalizar de perna direita, mas o goleiro abafou a conclusão. A resposta veio aos 47 minutos. O lateral passou por dois marcadores para invadir a área gremista e bater rasante, para defesa segura do arqueiro Ygor.
Para a etapa final, o Tricolor voltou com a mesma formação que terminou o primeiro tempo. Aos sete minutos, Gabriel Mec ganhou a dividida na defesa e puxou o contra-ataque. Logo fez a inversão para Gabriel Passos. Na entrada da área ele cortou da direita para o meio e fez o arremate. O goleiro conseguiu desviar como deu para escanteio.
No minuto seguinte, Zortea fez a batida em curva de perna direita na segunda trave. João Lima subiu mais alto do que os defensores para testar firme e mandar na gaveta, inapelável. 3 a 0!
Aos 17 minutos, mais duas trocas promovidas pelo técnico Fabiano Daitx no Tricolor. Wesley Costa e Tiago foram para o jogo, nas vagas Jardiel e Zortea. O Grêmio seguiu controlando a posse de bola, acelerando as jogadas somente no momento favorável. O Goiás procurou reagir, mas seguia encontrando a defesa gremista bem postada e segura em suas ações.
Em nova bola alçada na área do time esmeraldino, o Grêmio foi efetivo, aos 33 minutos. Wesley Costa cobrou falta lateral forte, na segunda trave. João Lima acreditou para desviar de cabeça antes da saída pela linha de fundo e mandar na pequena área. Luis Eduardo veio em velocidade para também de cabeça mandar para o gol. O arqueiro ainda saltou para dar um tapa na bola, mas ela já tinha cruzado a linha. 4 a 0!
Por fim, mais três trocas foram efetivadas. Deixaram o jogo Gabriel Mec, Hiago e João Lima, para as entradas de Jeferson, Riquelme e Murilo Tramontini. Com ampla vantagem no marcador, o Grêmio administrou o placar até o apito final.
Agora, o Grêmio aguarda a definição do seu adversário nas oitavas de final, que sairá do duelo noturno de hoje entre Zumbi-AL e RB Bragantino. A partida será disputada na sexta-feira, dia 17, com horário e local a ser definido.
Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA