oGol.com.br
·2 Mei 2025
Joshua entra na lista dos mais jovens a marcar pelo Flamengo na Copa do Brasil

oGol.com.br
·2 Mei 2025
Uma noite dos sonhos para o jovem Joshua. A joia da Gávea saiu do banco de reservas, anotou o gol da vitória rubro-negra contra o Botafogo da Paraíba e se tornou o segundo jogador mais jovem a marcar pelo Flamengo na Copa do Brasil.
Joshua recebeu a sua primeira oportunidade no time profissional do Flamengo e, logo na estreia, deixou a sua marca. O prodígio já havia sido relacionado para jogos do Brasileirão e Copa Libertadores, mas entrou em campo pela primeira vez contra o Botafogo.
Aos 17 anos e 11 meses, Joshua se tornou o segundo jogador mais jovem a marcar pelo Fla na Copa do Brasil. A nova joia rubro-negra ficou apenas atrás de Lincoln, que balançou as redes com 17 anos e sete meses.
Completam a lista dos cinco mais jovens a marcar, o meia Victor Hugo (18 anos), o ídolo rubro-negro Juan (18 anos e dois meses) e o craque Marcelinho Carioca (18 anos e seis meses).
Joshua apresentou o seu cartão de visitas logo nas sua primeira chance no elenco principal. No entanto, o atacante chama a atenção pelo faro de gol desde as categorias de base.
Na temporada passada, a joia anotou 20 gols em 26 jogos pelo time sub-17 do Flamengo, somando as disputas do Brasileirão, Carioca e Copa Rio da categoria. Em 2025, o atacante foi promovido ao elenco sub-20 e atuou na conquista da Copa Libertadores.
A oportunidade no elenco principal veio com Filipe Luís, técnico que já havia comandado Joshua nas categorias de base.
"O Joshua foi meu camisa 10 no sub-17, me emocionei muito quando ele fez o gol. Acho que para um treinador, poucas coisas que você vai fazer vão te deixar tão realizado como colocar o menino de 17 anos, que foi o seu jogador na base, e ele quase praticamente no segundo toque na bola fazer o gol", relembrou o técnico.
"O que eu vivi hoje com ele me deixou muito emocionado, realmente muito emocionado. Menino muito especial. O primeiro título da minha carreira como treinador, ele participou, foi uma peça muito importante na equipe. Eu fazia muitos movimentos específicos para ele, para que a equipe girasse em torno dele", completou.
Com o calendário lotado, Filipe Luís pretende continuar oportunizando as joias das categorias de base para rodar o elenco.
"Eu sei o talento que ele tem, é um meia que joga na mesma posição do Arrascaeta. Tem um talento que tem muita força. Frieza na área. É um cara que decide muito bem, as tomadas de decisões dele sempre são muito assertivas na área, e é um jogador que perde pouco a bola, tem uma visão de jogo muito boa", avaliou.
"Então, além do carinho que eu tenho por ele, porque é um menino que você vê o brilho, a energia que ele entra, é positivo sempre, e os jogadores adoram ele. Encaixa muito bem no grupo e eu sinto como se tivéssemos contratado um jogador nesse momento, ganhar um menino de 17 anos que entra sem medo desse jeito, muito especial para mim", finalizou.
Langsung
Langsung