Mesa de futemesa exemplifica conflito de ideias entre Boto e Runco, aponta MCP | OneFootball

Mesa de futemesa exemplifica conflito de ideias entre Boto e Runco, aponta MCP | OneFootball

Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·8 Januari 2025

Mesa de futemesa exemplifica conflito de ideias entre Boto e Runco, aponta MCP

Gambar artikel:Mesa de futemesa exemplifica conflito de ideias entre Boto e Runco, aponta MCP

A temporada 2025 do Flamengo ainda não teve sequer um jogo oficial, mas a série de mudanças feitas pela gestão Bap neste início de ano tem precisado encarar uma diferença natural de ideias entre profissionais que nunca trabalharam juntos. Segundo o jornalista Mauro Cezar Pereira, uma situação envolvendo uma mesa de futemesa exemplifica bem o cenário.

Em sua coluna no UOL, Mauro Cezar primeiro destacou o retorno de José Luiz Runco ao Ninho. Depois de atuar de 1981 a 2015 no clube, o médico vai voltar ao Flamengo para 2025 como diretor médico geral. Ou seja, o trabalho não vai se resumir ao futebol, mas a todos os esportes da agremiação.


Video OneFootball


A questão, segundo o jornalista, é que algumas declarações recentes de Runco em relação à forma de trabalhar indicam diferenças claras de ideia com José Boto, diretor-técnico e tomador de decisões no futebol, e Bap. Como exemplo, MCP citou uma entrevista do médico ao podcast Fora do Jogo, em que Runco contrapõe algumas ideias do presidente.

"Não posso ter medo que meu jogador se machuque, a profissão dele é essa. Eu não consigo entender. Mas, quando falo isso, dizem que sou ultrapassado. Eu acho que você tem que trabalhar, tem que treinar, tem que saber lidar com esse tipo de coisa. E também acho que não pode ficar toda hora poupando jogador", explicou.

"Poupar? Ele foi preparado para isso, ele sabe que é assim desde garoto. A máquina está prevalecendo em relação ao meu conhecimento? Não pode ser. No dia em que o computador te der ordem, está errado. As pessoas estão vivendo de exame, estatística. Precisa descansar e comer bem. Não vai ser colocando bota de não sei o que, agora tem agasalho que melhora o sangue. Não consigo entender algumas coisas", afirmou.

O presidente Bap, no entanto, apresentou uma visão bastante diferente em relação ao cuidado com o aspecto físico dos jogadores. Segundo fala do mandatário no evento de posse, em 18 de dezembro, é necessário escolher os momentos mais importantes para ter os atletas em boas condições.

"A gente tem que olhar também para a perspectiva do elenco que a gente tem. Nós vamos jogar 85 partidas em 2025, se tudo der certo. Se a gente quer ganhar tudo, a gente vai ter que redimensionar o número de atletas, a minutagem desses atletas. Alguns vão jogar 3.500 minutos muito bem. Nós temos que escolher quais vão ser esses 3.500 minutos. Esse planejamento é determinante ao longo do ano?", afirmou Bap na ocasião.

Futemesa

MCP, inclusive, trouxe a informação de que uma mesa para a prática do futemesa (famoso entre os jogadores, principalmente nos aquecimentos) se tornou um exemplo dessa diferença de filosofias. Ao observar a mesa no CT, Runco perguntou ao fisioterapeuta Fábio Marcelo sobre a serventia do objeto do ponto de vista médico.

Ao ouvir que o futemesa não tem relação com a questão, Runco ordenou a retirada do equipamento. José Boto, por outro lado, deu a ordem para que a mesa fosse mantida no local ao saber da situação.

Primeiros contatos com o elenco

Além do departamento médico, o Flamengo passou por várias mudanças internas com a chegada da nova gestão. Com muitas demissões e chegadas, o corpo de funcionários do Rubro-Negro vai estar bem diferente na reapresentação do elenco principal, marcada para esta quarta-feira (8).

Lihat jejak penerbit