Calciopédia
·7 Februari 2025
Calciopédia
·7 Februari 2025
A 24ª rodada da Serie A começa nesta sexta, com o duelo entre Como e Juventus, mas o destaque fica por conta do que ocorreu um dia antes: a remoção do asterisco ao lado de Fiorentina e Inter na tabela. Na quinta, as equipes disputaram os 70 minutos finais do confronto marcado pelo problema de saúde que acometeu Edoardo Bove e a vitória violeta por 3 a 0 mexeu na tabela.
Os gigliati assumiram a quarta posição, voltando de vez à briga por vaga na Champions League, e atrapalharam os planos dos nerazzuri, que seguem três pontos atrás do Napoli, líder do campeonato. O mais curioso é que, na segunda, as equipes envolvidas no confronto já se enfrentarão pelo returno e a situação na tabela poderá mudar novamente. E, por conta disso, os napolitanos poderão sorrir de novo, já que encaram uma adversária mais acessível – a Udinese.
No derradeiro fim de semana, as principais brigas do campeonato foram marcadas por resultados iguais. Enquanto, na ponta da tabela, Napoli, Inter e Atalanta empataram, todas as equipes que agora ocupam as últimas seis posições perderam – o que fez, inclusive, Lecce e Verona se afastarem da luta contra o rebaixamento. Na 24ª rodada, por sua vez, vários duelos colocarão frente a frente times que se encontram em partes diferentes da classificação (como aquele entre Dea e Hellas, Como e Juve e Lazio e Monza). Confira, a seguir, a prévia da jornada.
Inter x Fiorentina
Com apenas quatro dias de diferença, Inter e Fiorentina voltarão a se enfrentar pela Serie A – desta vez, em San Siro. Após perder o jogo que poderia tê-la colocado na ponta da tabela, a Beneamata precisa reagir para não correr o risco de ver o Napoli abrir seis pontos de vantagem, considerando que os azzurri entram em campo antes, contra a Udinese, 10ª colocada. Já a Viola vem de uma sequência de três vitórias, que lhe colocou de novo na luta por uma vaga na próxima Champions League, e entra em campo para se firmar de vez nesta corrida. E, agora, munida de reforços adquiridos no último dia da janela de transferências.
Nos últimos anos nos acostumamos a ver grandes sequências de vitórias da Inter de Simone Inzaghi. Entretanto, caso não vença nesta segunda, a equipe chegará a três jogos sem vencer na Serie A, algo que aconteceu pela última vez entre maio e agosto de 2024, quando – já campeã – empatou nas últimas duas rodadas de 2023-24 e também na primeira da atual temporada. Coincidindo com a fase da Beneamata, Lautaro não balançou as redes justamente nessas partidas em que os nerazzurri não ganharam, deixando de lado as três pelejas seguidas em que encontrou o barbante. Por outro lado, Kean jamais havia castigado os lombardos até algumas horas atrás, mas anotou uma doppietta sobre a adversária no Artemio Franchi e se isolou na vice-artilharia do campeonato, com 15 gols.
Prováveis escalações
Inter: Sommer; Pavard, De Vrij, Bastoni; Darmian, Barella, Asllani, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Lautaro.
Fiorentina: De Gea; Dodô, Pongracic, Ranieri, Gosens; Adli, Mandragora; Beltrán, Colpani, Zaniolo; Kean.
Verona x Atalanta
A última rodada tinha tudo para ser péssima para a Atalanta – afinal, tropeçou no Torino. Porém, graças aos empates de Inter e Napoli, a distância para o topo se manteve a mesma. Na 24ª jornada, novamente a Dea jogará antes de seus rivais e poderá, mesmo que momentaneamente, se reaproximar da ponta da tabela caso vença o Verona. O Hellas, por outro lado, venceu o lanterna Monza e se afastou da zona de rebaixamento. Atuando em casa contra uma adversária oscilante, que ganhou só uma das seis partidas mais recentes pela Serie A, almeja deixar ainda mais para trás as outras equipes que lutam para não cair.
Pela Serie A, a Atalanta venceu seis dos últimos oito confrontos contra o Verona e, apesar das oscilações e da sequência de empates (são quatro em 2025), é a favorita para o duelo de sábado. Além disso, o Hellas, que na última rodada derrotou o Monza, não ganha duas partidas seguidas pelo campeonato há quase um ano, desde março de 2024. Devido a uma das muitas lesões que assolam o elenco nerazzurro no momento, Lookman desfalcará os bergamascos. E isso traz um questionamento sobre sua importância para a Dea: com o nigeriano em campo, a Dea teve sucesso em 68% dos jogos (13 de 19); sem ele, só 25% (um em quatro).
Em casa, o Napoli enfrenta a Udinese e visa abrir vantagem sobre uma Inter mordida, que recebe a Fiorentina (Getty)
Napoli x Udinese
Jogando domingo, um dia antes da Inter, o Napoli pode abrir momentâneos seis pontos de distância na liderança, jogando a pressão toda para a turma de Simone Inzaghi. O time de Antonio Conte vem de um empate amargo contra a Roma, que igualou o placar nos acréscimos e impediu que a vantagem sobre os nerazzurri já fosse, neste momento, de cinco. Os azzurri tentarão recuperar seu rumo contra a Udinese, uma das equipes mais oscilantes do campeonato, que voltou a vencer após cinco rodadas e se encontra no meio da tabela, nove pontinhos acima da zona de rebaixamento e 11 abaixo do pelotão europeu. Uma situação que dificilmente mudará até o fim do certame.
Pela Serie A, o Napoli não perde para a Udinese há 17 jogos, com 14 vitórias no período – inclusive, ganhou dos friulanos nos 10 confrontos mais recentes em casa e a última derrota registrada em seus domínios contra o rival de domingo ocorreu no já distante ano de 2016. Individualmente, os centroavantes se destacam no duelo. O time da Campânia conta com Lukaku, que tem a formação de Údine como uma de suas três principais vítimas no campeonato tanto pela quantidade de gols feitos quanto também pela regularidade em que se traveste de carrasco (são seis em oito partidas). Já os bianconeri têm o gigante Lucca, de 2,01 m. O camisa 17 já anotou nove tentos no certame e, obviamente, é especialista em jogadas aéreas. Entretanto, até agora o time de Conte não foi vazado através de cabeçadas no torneio.
Sexta, 7/2, 16h45 Como x Juventus
Sábado, 8/2, 14h Empoli x Milan
Sábado, 8/2, 16h45 Torino x Genoa
Domingo, 9/2, 8h30 Venezia x Roma
Domingo, 9/2, 11h Cagliari x Parma Lazio x Monza
Domingo, 9/2, 14h Lecce x Bologna