oGol.com.br
·2 November 2024
oGol.com.br
·2 November 2024
No duelo de dois gigantes que tentam se afastar da zona de rebaixamento, Fluminensee Grêmio empataram em 2 a 2 no Maracanã, pela abertura da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Carioca foi mais ofensivo na maior parte do duelo, levou o primeiro gol de contra-ataque, mas conseguiu a reação até que o time gaúcho empatou com um gol de pênalti no fim.
Com o resultado, o Grêmio chegou aos 39 pontos e fica na 11ª posição do Brasileirão. O Fluminense, com 37 pontos, vem logo atrás. O Bragantino, que abre o Z4, soma 34 pontos (e um jogo a menos).
O começo do jogo foi com o Fluminense mais propositivo e ocupando o campo ofensivo, enquanto o Grêmio apostou em se defender e contra-atacar. A primeira finalização do Tricolor foi aos 4, quando Arias arriscou de longe e mandou para fora. Aos 9, Samuel Xavier ia colocando Kauã Elias na cara do gol, mas a joia errou o domínio e perdeu a disputa com o goleiro Marchesin.
O cenário seguiu bastante parecido. Em contra-ataque, o Grêmio finalizou pela primeira vez aos 14, quando Reinaldo pegou a sobra com liberdade na intermediária, arriscou e mandou por cima da meta. Do outro lado, o Fluminense seguiu rondando a área e finalizou na cabeçada de Kauã Elias e no chute de fora da área de Arias. Em comum, não acertou o alvo.
Apesar de intenso, o duelo tinha poucas chances claras de gol, até que o Grêmio conseguiu um contra-ataque fatal. Aos 26, Aravena arranco pelo meio e abriu na esquerda para Reinaldo. O lateral soltou a pancada, Fábio espalmou e Braithwaite se jogou na bola para abrir o placar. O Fluminense quase empatou aos 30, quando Diogo Barbosa cobrou rápido a falta com bola na área e a cabeçada de Arias saiu por pouco.
O Fluminense seguiu com presença constante no ataque na busca do empate ainda no primeiro tempo. Voltou a ficar no quase aos 38, em bela trama ofensiva, que terminou com Lima chutando na cara do gol para excelente defesa de Marchesin. Já aos 43, na blitz perto da área, Ganso acionou Arias, que abriu para a canhota e bateu no contrapé do goleiro do Grêmio. Tudo igual antes do intervalo.
O cenário do jogo não mudou na volta para o segundo tempo: o Fluminense foi dono da bola (superando o 70% de posse) e rondou a área na busca por espaços para finalizar. Apesar disso, o Grêmio que quase voltou a balançar as redes. Aos 9, Aravena arrancou em contra-ataque pela esquerda, passou por Samuel Xavier e soltou a pancada de fora da área. A bola saiu perto da meta.
O Fluminense intensificou a sua pressão. Primeiro Keno recebeu a bola na esquerda, puxou para o meio e bateu forte para uma boa defesa de Marchesin. Pouco depois, Ganso deu uma bela cavada para Arias, que chute bem de primeira e viu o goleiro defender antes da bola ainda bater na trave e sair.
A pressão foi aumentando e o jogo aconteceu no campo de ataque do Fluminense. Marchesin voltou a salvar o Grêmio depois que Dodi saiu mal e Kauã Elias soltou a bomba na área. Só que no escanteio seguinte, Lima cobrou e Kauã Elias cabeceou firme para a rede. Virada do Tricolor Carioca.
O segundo gol deixou o jogo mais aberto e o Grêmio quase empatou aos 26, quando Soteldo cruzou, Fábio rebateu e Cristaldo cabeceou para encobrir o goleiro. Thiago Santos salvou quase em cima da linha. Aos 36, Cano deixou Nonato completamente livre na cara do goleiro para matar o jogo para o Flu, mas ele se embolou e Marchesin salvou.
O Grêmio foi para o tudo ou nada na reta final da partida, abandonando pela primeira vez a postura retraída. O time gaúcho teve dificuldades e apelou para os seguidos cruzamentos na área. Nos acréscimos, na tentativa de reação gremista, um pênalti foi marcado após choque entre Fábio e Arezo. Aos 54, Reinaldo bateu no alto e deixou tudo igual de novo. O Flu foi para o abafa, mas o placar não mudou. Empate no Maracanã.