Glorioso 1904
·18 Februari 2025
Noite de Champions League: Confira cinco curiosidades do Benfica - Monaco

Glorioso 1904
·18 Februari 2025
O Benfica volta a vestir o fato de gala, para pisar os palcos da Liga dos Campeões. Ultrapassada a fase de liga, a equipa de Bruno Lage está focada para garantir presença nos oitavos de final da prova, mas, primeiro, tem de ultrapassar um ‘velho inimigo’, o Monaco. Antes do pontapé de saída no Estádio da Luz, o Glorioso 1904 dá-lhe a conhecer cinco factos sobre este duelo.
Este será o quinto confronto oficial entre a formação monegasca e o Clube da Luz. Um saldo que é positivo para as águias: quatro encontros, três vitórias e um empate. Só esta temporada, será o terceiro encontro entre o Glorioso e os monegascos, o primeiro a ser realizado no Estádio da Luz, as duas partidas anteriores foram no Stade Louis II, no Principado.
Nos últimos três duelos, os encarnados estão 100% vitoriosos frente ao emblema orientado agora por Adi Hutter. Os dois triunfos mais recentes aconteceram na presente época 2024/2025, com duas vitórias em Monte Carlo, por 3-2 na fase de liga da Champions e 1-0 na 1.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final. O primeiro destes três triunfos aconteceu a a 4 de novembro de 2014, por 1-0, no reduto encarnado.
Precisamente sobre a última visita dos monegascos ao Estádio da Luz aconteceu nessa altura e culminou na vitória do Benfica. Porém, desde 2014, o onze apresentado por Jorge Jesus, nenhum resistiu até à presente data, incluindo o próprio técnico. Confira o onze: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, André Almeida, Salvio, Samaris, Enzo Pérez, Derley, Nico Gaitán e Talisca.
Quinto e último facto, para se encontrar um triunfo da formação de Monte Carlo, contra equipas portuguesas, é preciso recuar até à longínqua temporada de 1997/1998, na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Monaco bateu o Sporting, rival do Benfica, por 3-2, na segunda volta do Grupo F, no reduto monegasco. Trezeguet e Thierry Henry (2), assinaram os golos dos anfitriões, Luís Miguel e Oceano Cruz marcaram para os leões. Recorde-se, Benfica e o Monaco entram em campo esta noite, 18 de fevereiro, para a 2.ª mão do playoff, onde as águias partem com vantagem de um golo.