Nunca antes na história de San Marino... | OneFootball

Nunca antes na história de San Marino... | OneFootball

Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·18 November 2024

Nunca antes na história de San Marino...

Gambar artikel:Nunca antes na história de San Marino...

Nunca antes na história de San Marino... A seleção nacional de futebol sanmarinense viveu uma noite épica nesta segunda-feira, com uma vitória por 3 a 1 sobre Liechtenstein que entrou para os livros de história da pequena república.

Antes de falarmos da noite de segunda, vamos voltar muitos séculos na história. Inicialmente, vale um contexto: San Marino fica localizada praticamente "no meio da Itália". Todas as suas fronteiras são com cidades italianas, com a república localizada geograficamente na região centro-norte da Bota. Fundada ainda no século IV por, segundo a lenda, um cristão chamado Marino, que criou uma comunidade cristã no Monte Titano, a pequena república sempre manteve boas relações diplomáticas com os vizinhos. E se manteve independente até os dias de hoje.


Video OneFootball


Apesar de o futebol começar a ser jogado na pequena república bem antes, a seleção de San Marino só foi fundada em 1990. E imagina o desafio: formar uma seleção nacional de um país que caberia, por exemplo, 24 vezes dentro da cidade de São Paulo, ou 358 vezes dentro do Sergipe, o menor Estado do Brasil...

Uma história de muitas derrotas...

Em 1990, San Marino tinha um índice de crescimento populacional de 0,6%. Eram 23,123 mil habitantes. 16 deles participaram da primeira partida da história da seleção sanmarinense.

A república teve o desafio de convocar uma seleção para as Eliminatórias para a Eurocopa de 1992. No primeiro jogo da história do país, em Serravalle, em novembro de 1990, goleada sofrida para a Suíça, por 4 a 0. O primeiro gol sofrido demorou apenas sete minutos (Alain Sutter foi o carrasco).

Não dá nem para dizer que havia um sonho de classificação para a Euro, mas a chance matemática de vaga foi dizimada com muitas goleadas na campanha, como goleada por 6 a 0 em Bucareste para a Romênia, 7 a 0 para a Suíça fora de casa e 4 a 0 para Bulgária e Escócia. Entre uma pancada e outra, o primeiro gol oficial da história de San Marino (a favor), de Oscar Pasolini, na derrota por 3 a 1 para a Romênia, em Serravalle. Seria, por mais de um ano, o único gol (a favor) oficial até Nicola Bacciocchi marcar contra a Turquia, em Istambul, em outubro de 1992, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Em 1993, pela primeira vez na história, San Marino não perdeu um jogo e também passou uma partida sem sofrer gol. Empatou em 0 a 0 em casa contra a Turquia, ainda pelas Eliminatórias para a Copa. Naquele mesmo ano, porém, o time sofreu com duas derrotas por 6 a 0, uma por 7 a 0 e uma por 7 a 1, sempre contra Holanda e Inglaterra.

O freguês

Passaram anos e anos de derrota até que, 13 anos e meio depois do primeiro jogo, San Marino conseguiu a primeira vitória na história do país. Em 28 de abril de 2004, Andy Selva, grande nome da história do futebol local, com passagem por clubes italianos, garantiu a magra vitória sobre Liechtenstein, por 1 a 0, em amistoso.

Aquela geração de Andy, porém, não voltou a vencer uma partida. San Marino passou dez anos como saco de pancadas, exceto em cinco empates, até viver o melhor momento de sua curta história em 2024.

Na Nations League, os sanmarinenses fizeram de Liechtenstein o grande freguês e, após vitória por 1 a 0 em casa, conseguiram, nesta segunda, um 3 a 1 fora de casa, na primeira vitória de virada, com mais de um gol na mesma partida, e no primeiro triunfo fora do território sanmarinse da história do país. Foi a primeira vez na história, também, que o país conseguiu duas vitórias no mesmo ano.

Com o triunfo, a seleção que, em 213 jogos na história, perdeu 200 (93,9%), conseguiu, também de forma inédita, o acesso para a Nations League C, a terceira divisão do torneio de seleções. San Marino ficou na liderança do grupo 1 da Liga D, com sete pontos, na frente de Gibraltar, com seis pontos, e do freguês Liechtenstein, um ponto. A pequena San Marino terá o que comentar nesta terça-feira...

Lihat jejak penerbit