Vozes do Gigante
·25 Februari 2025
Os dois árbitros cogitados para a final do Gauchão

Vozes do Gigante
·25 Februari 2025
Com polêmicas de arbitragem, o Gauchão 2025 tem alguns árbitros que despontam como favoritos para apitar a grande final do torneio. O principal assunto, desde a primeira rodada do Estadual, é a arbitragem. Curiosamente, após a implementação do Árbitro de Vídeo (VAR) em todas as partidas do Gauchão, o assunto segue sendo a condução das partidas por parte dos árbitros. Com isso, dois nomes são cogitados para as finais: Anderson Daronco e Jean Pierre Lima.
De acordo com o que apurou Alexandre Ernst, jornalista do Vozes do Gigante, a partida de ida seria com Jean Pierre e a volta com o Anderson Daronco. O que se discute nos bastidores da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) é que os dois experientes árbitros teriam pulso para segurar as pontas devido às polêmicas de arbitragem neste Campeonato Gaúcho.
A preocupação da FGF se dá pelas dificuldades que a arbitragem vem passando no Estadual de 2025. Desde as primeiras rodadas, com a atuação do VAR em lances a favor do Inter, membros da diretoria gremista vêm se posicionando de maneira veemente nas redes sociais contra as decisões dos árbitros.
O estopim foi o clássico Gre-Nal, onde Roger Machado foi expulso junto de seu auxiliar Ricardo Ribas. Na ocasião, o vice-presidente de futebol do Inter, José Olavo Bisol, foi à público criticar não só o lance da expulsão, mas também a penalidade marcada a favor do Grêmio.
Ainda, no último final de semana, o staff do rival, em especial Alexandre Rossato, aguardava do lado de fora da sala da arbitragem, na Arena, para questionar a arbitragem sobre o pênalti não marcado em Monsalve. O árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro citou em súmula o ocorrido. Confira a íntegra:
“Eu, Douglas Schwengber da Silva, VAR do jogo, venho relatar nesta súmula que me senti coagido dentro da sala Vor (sala onde trabalha a equipe de VAR) após o final do jogo de onde saímos somente às 1h53min de domingo dia 23/02/2025. Havia um número muito grande de pessoas esperando a nossa saída da sala. Nesta, estavam as quatro pessoas designadas para trabalhar com a tecnologia VAR mais os operadores da empresa de tecnologia. Um segurança que estava na porta nos relatou que tinha um volume grande de pessoas esperando sairmos. Pedi a gentileza para um operador da empresa de tecnologia ir do lado de fora da porta averiguar como estava a situação e este mesmo nos relatou com a expressão apavorada que tinha muita gente só esperando nós sairmos. Quando saímos, às 1h53min, o vice-presidente do Grêmio FBPA, Alexandre Rossato veio atrás da equipe de VAR se direcionando à minha pessoa insistentemente me questionando sobre a decisão da arbitragem na partida. Por fim, escutei falarem sobre a figura do meu pai pelas minhas costas. Segui em direção ao carro o mais rápido possível para sair do estádio junto aos meus colegas”, relatou Pinheiro.