AVANTE MEU TRICOLOR
·26 Maret 2025
São Paulo surpreende e reintegra Luan para treinos com o elenco profissional na Barra Funda

AVANTE MEU TRICOLOR
·26 Maret 2025
Volante durante atividade no CT, no mês passado (Instagram)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
O treino do São Paulo desta quarta-feira (26) teve uma grande novidade. O volante Luan, que vinha treinando em separado desde o começo do ano, quando voltou de empréstimo do Vitória, foi reintegrado ao grupo e inicia a partir de agora os trabalhos no mesmo horário do restante do elenco.
Segundo o Tricolor, o jogador de 25 anos inicia um processo de recondicionamento e transição física.
Após ser titular do Vitória em boa parte do Campeonato Brasileiro no ano passado, Luan retornou ao Morumbi sonhando com uma nova oportunidade. Não foi o que aconteceu. Para piorar, o clube baiano tentou fazer um novo acordo de empréstimo, o Tricolor exigiu a negociação em definitivo e o jogador acabou descartado.
Foi a melhor sondagem recebida por Luan, procurado por Athletico-PR e Remo, oferecido ao Coritiba, mas que diminuiu bastante o seu campo de atuação após dizer por meio de seus empresários que não tinha interesse em jogar a Série B.
Nas últimas semanas, Luan vem dando sinais de desgaste psicológico. Postagens enigmáticas de fotos trabalhando no CT da Barra Funda, live em que apareceu chorando e o desprezo público do técnico Luis Zubeldía, que o descartou em entrevista coletiva.
A última cartada é o Mirassol. O clube do interior paulista que fará sua estreia no Brasileirão procurou o Tricolor pensando em empréstimo e recebeu o sinal verde, diante da falta de propostas concretas para uma negociação em definitivo. Com contrato até o fim de 2026, é a chance para voltar a atuar. E na primeira divisão, como queria.
Sem alarde, o São Paulo chegou a inscrever Luan para o mata-mata do último Campeonato Paulista.
A decisão, porém, não deverá ter nenhum efeito prático na equipe comandada pelo técnico Luis Zubeldía, pois é uma mera questão burocrática: ela permite que os dois tenham um período a mais para serem negociados com outras equipes, agora que a primeira janela brasileira de transferências no ano foi encerrada.
O Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da CBF prevê que jogadores inscritos em campeonatos estaduais possam trocar de clube entre 10 de março e 11 de abril, em vez de terem de esperar pela janela do meio da temporada.
A ideia por trás dessa regra é beneficiar atletas cujos times não tenham calendário após a disputa dos torneios regionais. A escolha da última sexta-feira (28/2) para fazer a movimentação não foi coincidência: era o último dia em que podiam ser feitas alterações na lista A do Paulistão, para clubes classificados ao mata-mata, com o limite de quatro substituições, como previsto pelo artigo 25 do regulamento do torneio.
Sem nenhum reforço contratado no período, foi possível usar duas dessas vagas para facilitar a saída de dois atletas que estão fora dos planos de Zubeldía sem prejudicar o elenco disponível, já que eles entraram nos lugares de Santiago Longo, devolvido ao Belgrano, da Argentina, e Hugo Leonardo, que está lesionado sem perspectiva de volta antes da reta final da temporada.