MundoBola Flamengo
·19 Februari 2025
TJD absolve Gerson e anuncia punições a Cleiton, Barboza e Alex Telles

MundoBola Flamengo
·19 Februari 2025
O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) julgou, nesta quarta-feira (19), as denúncias pela confusão generalizada no fim de Flamengo x Botafogo, pela sétima rodada do Carioca. Gerson foi o único absolvido entre os atletas, enquanto Cleiton, Alexander Barboza e Alex Telles receberam suspensões.
Cleiton foi suspenso por quarto jogos pelo soco que deu em Barboza, resultando em corte e queda do dente do defensor do Botafogo. A pena mínima prevista para a infração do artigo do Código de Justiça Brasileira, considerando que gerou lesão grave, e poderia chegar até 12 partidas. Como já cumpriu um jogo pela expulsão no clássico, precisará ficar de fora dos próximos três jogos do Carioca.
Barboza foi punido no mesmo artigo do zagueiro rubro-negro, mas a pena foi menor. O defensor precisa cumprir dois jogos suspenso, sendo que também já ficou de fora em um jogo. Alex Telles também foi punido com dois jogos por infringir o artigo foi enquadrado no artigo 243-F. O lateral-esquerdo foi citado na súmula como um dos mais exaltados durante a confusão e um dos responsáveis por segurar o Botafogo no túnel de acesso aos vestiários para recomeçar a briga.
Gerson foi absolvido da denúncia no artigo 250 §1º, inciso II, que fala em "empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada". O tribunal entendeu as ações do capitão rubro-negro foram para afastar Barboza de Bruno Henrique e evitar um problema ainda maior. Ele foi expulso por empurrar o zagueiro adversário e ficou de fora do clássico com o Vasco.
O TJD também analisou as imagens do lance da cotovelada de Nico de la Cruz em Matheus Martins e absolveu tanto a arbitragem quanto o VAR. Ambos foram suspenso preventivamente pelo tribunal pós a partida. Todas as decisões aceitam recursos, mas a tendência é o Flamengo não recorrer. Vale destacar que as punições são válidas apenas no âmbito estadual.
Os três jogos que Cleiton será obrigado a ficar de fora da lista de relacionados vai tirar o atleta da última rodada da Taça Guanabara e das semifinais do Campeonato Carioca. Já classificado, o Mengão disputa a taça da primeira fase da competição no sábado (22), contra o Maricá. Confirmando a primeira posição, terá dois jogos contra o quarto colocado pela vaga na decisão.
Cleiton disputou cinco partidas nesta temporada, três com o elenco alternativo no início do Carioca e dois sob o comando de Filipe Luís. O zagueiro de 21 anos é a quarta opção para a defesa rubro-negra neste momento, atrás de Léo Ortiz, Danilo e Léo Pereira.
Langsung
Langsung