Leonino
·9 Mei 2025
Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Benfica - Sporting

Leonino
·9 Mei 2025
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Benfica - Sporting, esta sexta-feira, dia 9 de meio. O encontro está marcado para o próximo sábado, às 18h00, no Estádio da Luz. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
"Estamos onde queremos e onde este clube tem de estar, nas decisões finais. São dois resultados, é certo, mas concentramo-nos no que podemos controlar. Não fugimos à importância do jogo, pode dar o campeonato para ambas as equipas, mas focamo-nos no que podemos fazer para vencer o jogo. O que vier é consequência disso. Olhamos para este jogo como olhámos para os outros".
"São jogos diferentes, o Gil defendeu muito bem, com uma estratégia mais defensiva. Foi mais o termos sofrido um golo demasiado cedo, deixou-nos alguma intranquilidade e é natural nesta fase final em que os jogos são decisivos. Mas a equipa foi capaz de acreditar até ao fim, conseguiu, mostrou capacidade, personalidade, tem sido fantástica. O grupo está como nas outras semanas, sabe o que implica o jogo, de podermos ser campeões. Estamos focados no que podemos controlar, olhando para um adversário que também vai lutar, num ambiente difícil. Vejo a equipa motivada, com vontade enorme de entrar em jogo".
"Estou focado no jogo, isso nem é tema para mim. O caminho que queremos é ser capazes de ultrapassar o adversário, vencer e sermos bicampeões. O foco de todos é esse".
"A herança não vejo como sendo pesada, nem foi o Ruben, foi o João [Pereira] que estava antes [de Rui Borges assumir o comando técnico]. Herdei uma equipa onde estava um grande treinador, que admiro. Estou feliz, tive a oportunidade de mandar para o Carlos [Fernandes, adjunto de Amorim] uma mensagem de parabéns por ter chegado à final [da Liga Europa]. Nós também torcemos por ele, conseguiu um trajeto ascendente, pela sua competência, olhamos para ele com admiração, mudou o paradigma do Sporting com o presidente. É alguém que admiramos".
"Vamos olhar para as duas equipas, o Benfica tem ganho em contra-ataque, têm feito muitos golos em transições porque são fortes. Será um jogo diferente do do Gil Vicente, tudo vai mexer com o jogo, o ambiente, teremos grande apoio dos nossos adeptos... Têm-nos dado muito carinho e serão importantes amanhã, na saída da Academia... Tudo vai mexer com o jogo. A ansiedade do jogador ou da equipa... não conseguimos controlar. Vai ser perceber que vai lidar melhor ou não com a pressão. Temos de estar bem organizados para anular os pontos fortes do Benfica da melhor forma. Acredito que será um bom jogo, com duas grandes equipas e esperamos sair vencedores. É um jogo de futebol em que podemos ser campeões e focamo-nos na vitória. O adversário bom, que tem muitos pontos em casa, sabemos disso tudo, mas acredito que do lado de lá também há respeito com esta equipa. Que seja um bom jogo".
"Tem sido utilizada por vocês, nós estamos focados na vitória. Queremos ganhar, perante uma boa equipa que também vai tentar ser campeã. É o jogo do século, como vocês têm dito, valoriza o nosso campeonato, que seja um grande espetáculo e que o Sporting seja vencedor. A minha semana foi normal. Se calhar para a minha família mais ansiedade, mas são os jogos que menos me stressam, os jogos grandes. Estou muito focado, sou otimista de nascença, confio muito".
"A diferença para o Sporting tem de ser a capacidade de resiliência do grupo, que sempre deu uma demonstração ao enorme de ambição e coragem para ultrapassar os contratempos. Temos de saber lidar com o ambiente do estádio e tudo o mais. A equipa que estiver concentrada durante mais tempo, mais rigorosa... qualquer momento de distração pode levar a que uma equipa se sobreponha à outra. Temos de estar concentrados, competentes, competitivos e aí sim, ganhar o jogo. Temos de ser fortes em todos os momentos do jogo".
"Isso não mexe em nada, o momento é este, é o que é. Fosse com quem fosse seria um jogo importante. Ao nível individual, acredito que sim, é um momento importante para o futuro do Sporting, dá-nos o campeonato. É a primeira vez que posso ser, sim, é o momento mais importante da minha carreira".
"Qualquer um pode jogar, têm de estar todos preparados para jogar e para não jogar. O Pote é igual. Ele tem tentado crescer no aspeto físico, é um jogador importante por tudo o que dá à equipa, mas um jogo com o Gil, com pouco espaço, é sempre difícil para ele. Mas ele tem crescido a todos os níveis, está preparado para dar uma boa resposta amanhã, como todos os outros".