UEFA Women´s Nations League: as contas após a primeira dupla jornada | OneFootball

UEFA Women´s Nations League: as contas após a primeira dupla jornada | OneFootball

Icon: Zerozero

Zerozero

·27 Februari 2025

UEFA Women´s Nations League: as contas após a primeira dupla jornada

Gambar artikel:UEFA Women´s Nations League: as contas após a primeira dupla jornada

Está concluída a primeira paragem para a edição 2024/25 da UEFA Women's Nations League. O final do mês de fevereiro trouxe as duas primeiras jornadas da competição, sendo que na Liga A há apenas uma seleção que conseguiu somar por triunfos os dois encontros realizados. Dois dos quatro grupos na elite têm lideranças partilhadas, inclusive o grupo de Portugal.

Grupo 1

A par do grupo de Portugal, o Grupo 1 é o outro que possui uma liderança partilhada. Países Baixos e Alemanha empataram na jornada inaugural, em Breda, a duas bolas, e saíram atrás da Áustria, que venceu a Escócia por 1-0.


Video OneFootball


Contudo, a segunda jornada trouxe vitórias das seleções melhor cotadas. As germânicas estiveram a perder logo aos três minutos na receção às austríacas, mas acabaram a vencer confortavelmente por 4-1. As neerlandesas venceram por 1-2 na visita à Escócia e, por isso, partilham a liderança com as alemãs.

Nesta primeira dupla jornada, destaque ainda para Lineth Beerensteyn, que fez três golos e lidera a tabela de melhores marcadoras. Nas contas do grupo, quatro pontos para Alemanha e Países Baixos, três para a Áustria e zero para a Escócia.

Grupo 2

Duas vitórias difíceis, mas ainda assim vitórias para a França. As gaulesas estrearam-se com dois encontros caseiros, mas muito duros perante Noruega e Islândia.

O primeiro duelo frente às norueguesas, que tiveram a benfiquista Marit Lund em campo a partir dos 63 minutos, só foi decidido com um golo solitário de Marie-Antoinette Katoto, aos 73 minutos (1-0). Na receção à Islândia, nova vitória pela margem mínima, agora por 3-2.

A França lidera com seis pontos e é seguida pela Noruega, que conquistou os primeiros três ao vencer a Suíça, na segunda jornada, por 2-1. As helvéticas e a Islândia têm um ponto, já que empataram sem golos na jornada inaugural.

Grupo 3

O Grupo 3 arrancou com uma grande prestação de Portugal. Depois de ter logrado empatar com a Inglaterra, campeã da Europa, em Portimão (1-1), a seleção portuguesa foi à Bélgica vencer por 0-1 e terminou a primeira dupla jornada numa liderança partilhada com as inglesas.

A seleção orientada por Sarina Wiegman deixou solo português com apenas um ponto na bagagem, mas impôs-se depois, em Wembley, à Espanha, campeã do Mundo em título. Jess Park fez o único golo do jogo e ofereceu o trono às Lionesses.

Apesar do desaire na segunda jornada, a Espanha segue logo atrás de inglesas e portuguesas, isto porque venceu a Bélgica na primeira jornada. As belgas chegaram a estar a vencer por 0-2 em território espanhol, mas as campeãs mundiais deram a volta no último quarto de hora e venceram por 3-2, com o golo decisivo a ser marcado pela benfiquista Cristina Martín-Prieto.

Grupo 4

O Grupo 4 teve um arranque muito equilibrado, mas com ligeira vantagem para a Suécia. As suecas até experienciaram um dissabor na segunda jornada, com um desapontante empate na visita ao País de Gales (1-1), mas a vitória na ronda inaugural, no reduto da Dinamarca (1-2), permitiu que a igualdade posterior não comprometesse a liderança do grupo.

Isto aconteceu porque a segunda jornada teve um confronto entre Itália e Dinamarca e que as dinamarquesas venceram por 1-3. Assim sendo, as italianas, que na estreia tinham derrotado o País de Gales por 1-0, desperdiçaram a chance de assumir a liderança isolada do grupo e estão agora a partilhar o segundo posto com a Dinamarca.

Feitas as contas do primeiro par de jogos na Liga A, as seleções enfrentam agora uma pausa até ao início de abril e volta o futebol ao nível de clubes. Nova dupla jornada, que pode já começar a definir muita coisa, está marcada para daqui a um mês.

Lihat jejak penerbit