Leonino
·28 maggio 2025
Academia do Sporting ultrapassa Porto e bate recorde em Portugal

Leonino
·28 maggio 2025
A Academia do Sporting está em destaque: ultrapassou a Academia do Porto como a que mais jovens campeões produziu numa temporada
|
O campeonato do Sporting em 2024/25 marcou o ano em que o campeão nacional usou mais jogadores formados na sua Academia. O Sporting utilizou 15 jogadores das suas camadas de formação e roubou o recorde absoluto ao Porto, que durava há cerca de 30 anos.
A informação foi avançada pelo jornal A Bola. O periódico português, que realizou este estudo estatístico, definiu como jogador da formação um atleta que tenha chega ao um clube com menos de 20 anos, e tenha realizado pelo menos um ano nas camadas de formação desse emblema.
Sendo assim, foram 15 os atletas da Academia do Sporting que fizeram parte da caminhada para a dobradinha em 2024/25. Relembrar que o Porto, em 1995/96, com o inglês Bobby Robson, tinha utilizado 14 jogadores formados no clube durante essa temporada.
O número do Sporting também ultrapassa os 11 usados pelo Sporting em 2020/21, quando o Clube conquistou o primeiro título com Ruben Amorim. Em termos percentuais, 15 dos 36 campeões nacionais são formados na Academia de Alcochete, o que significa 42% do plantel verde e branco.
Estes são os 15 jogadores, que entram, assim, para a história do Sporting: Geovany Quenda, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Daniel Bragança, João Simões - que está às portas da seleção -, Ricardo Esgaio, Eduardo Felicíssimo, Alexandre Brito, Mateus Fernandes, Henrique Arreiol, Dário Essugo, José Silva, Mauro Couto, Rodrigo Ribeiro e Afonso Moreira (David Moreira apenas foi utilizado na final da Taça de Portugal).
Live
Live
Live
Live