
Gazeta Esportiva.com
·16 maggio 2025
Análise: Palmeiras faz lição de casa para garantir liderança geral na Libertadores

Gazeta Esportiva.com
·16 maggio 2025
Por Victória Romanelli
O Palmeiras cumpriu os três objetivos na fase de grupos da Libertadores. Nesta quinta-feira, o Verdão venceu o Bolívar, por 2 a 0, com gols de Murilo e Facundo Torres. O resultado garantiu ao time comandado por Abel Ferreira a primeira posição geral entre os 32 clubes participantes.
Antes disso, o Verdão já havia cumprido outras duas metas: a de classificar às oitavas e a liderança do Grupo G. As cinco vitórias em cinco jogos deixam a equipe com 15 pontos na ponta da chave, abrindo oito de vantagem para o Cerro Porteño, atual segundo colocado.
O técnico Abel Ferreira precisou gerir o grupo e fazer algumas mudanças para evitar maiores desgastes. E a estratégia, adotada deste o início do ano, ainda tem mostrado resultado e colocado à prova a força do elenco do Palmeiras, que segundo o próprio treinador, está mais equilibrado.
Uma das modificações foi a entrada de Murilo entre os titulares, na vaga de Gustavo Gómez preservado. A outra foi o retorno de Facundo Torres entre os 11 iniciais depois de o uruguaio ficar no banco no Choque-Rei. E foram os dois os responsáveis por decidir o jogo logo nos primeiros minutos do primeiro tempo. Murilo fez de cabeça, aos cinco, e Facundo ampliou, aos 11. Abel também fez mudança na lateral, com entrada de Marcos Rocha, no meio, com Felipe Anderson, e no ataque, com Mauricio.
O Palmeiras começou o jogo a todo vapor e não deu vez ao Bolívar. A equipe investiu no ataque e antes dos 15 já resolveu tudo. Depois disso, baixou um pouco o ritmo e viu o Bolívar crescer, passando a ocupar mais o campo de ataque. Contudo, os bolivianos quase não levaram perigo. A chance mais perigosa defendida por Weverton foi um desvio contra de Richard Ríos.
A partida já estava resolvida e o Bolívar não surgia como grande ameaça. Assim, Abel conseguiu rodar o elenco e ainda viu o time criar chances para fazer um placar ainda mais elástico, mas a bola não entrou. O Palmeiras, então, adotou uma postura protocolar e saiu de campo com mais três pontos, a liderança da Libertadores e moral elevada.
“Fizemos apenas aquilo que nos competia, que era ganhar em casa. Eu entendo que parece tudo fácil. Parece que o que Palmeiras faz é fácil, mas não me esqueço das críticas que vocês fizeram, não me esqueço o que aconteceu a seguir ao jogo do Corinthians. Portanto, aqui é assim que funciona, já disse isso aos jogadores. Aqui uma semana o treinador é um espetáculo. Na outra semana 20 minutos de jogo que vão chamar o o treinador, que vão chamar pardal o treinador. Isto é cultura de futebol”, avaliou Abel.
O Palmeiras agora precisa, rapidamente, virar a chave e pensar no Red Bull Bragantino, adversário deste domingo, pela nona rodada do Brasileirão. A bola rola ás 18h30 (de Brasília), no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP).
Live