
Gazeta Esportiva.com
·22 maggio 2025
Análise: resultados não podem mascarar desempenho questionável do Corinthians de Dorival

Gazeta Esportiva.com
·22 maggio 2025
Por André da Silva Costa
Nesta quarta-feira, o Corinthians mais uma vez mascarou um desempenho questionável com um bom resultado. O time passou longe de brilhar, mas venceu o Novorizontino por 1 a 0 na Neo Química Arena e garantiu classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.
Esta, aliás, tem sido a métrica do trabalho de Dorival Júnior até aqui. O time está devendo atuações melhores, mas tem conseguido resultados positivos que inibem o treinador de críticas mais profundas. São cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota nos primeiros sete jogos.
Diante do Novorizontino, apesar de mostrar-se mais seguro, o Corinthians voltou a sofrer com a falta de criatividade. O time dominou a posse de bola, não sofreu muitos sustos, mas pouco agrediu a meta adversária.
É fato que a equipe sente a ausência dos dos seus principais armadores, Rodrigo Garro e Memphis Depay, mas não dá para jogar toda a responsabilidade de articulação nas costas da dupla. Daria para fazer algo melhor com os jogadores que estão à disposição.
Dorival conseguiu tornar o time mais equilibrado e corrigiu alguns erros defensivos, mas fez o Corinthians perder a fluidez ofensiva construída por Ramón Díaz. Até agora foi salvo por resultados e por Yuri Alberto, mas em algum momento esse baixo poder de fogo pode fazer falta.
Classificado, o Timão ainda não conhece o seu adversário na fase seguinte do torneio. Os confrontos serão definidos através de um sorteio, em data a ser divulgada pela CBF. Os jogos das oitavas estão previstos para as semanas dos dias 30 de julho e 6 de agosto.
O Corinthians agora vira a chave para o Brasileirão. Neste sábado, a equipe mede forças com o Atlético-MG, na Arena MRV, pela décima rodada da liga nacional. A bola rola a partir das 21h (de Brasília).