MundoBola Flamengo
·15 gennaio 2025
MundoBola Flamengo
·15 gennaio 2025
Após Juninho, o volante Jorginho, do Arsenal, é o próximo alvo do Mengão no mercado. O jogador tem contrato se encerrando no meio do ano e já pode assinar pré-contrato para chegar gratuitamente a qualquer clube do mundo na metade da temporada. Mas o Flamengo tenta a liberação imediata. Pensando nisso, o canal Falso Nove produziu um vídeo analisando o nome.
Segundo o analista Victor Nicolau, Jorginho é um jogador com diversas valências ofensivas, apesar de atuar como primeiro volante. Ele chega para agregar bem ao time de Filipe Luís, sendo um nome diferenciado.
"Extraclasse. Tem muitas ferramentas mesmo. É muito diferente. É um cara que o tempo inteira está mapeando espaço, as costas dele, a zona periférica e toma decisões muito rápido. Dificilmente vai jogar com mais de dois toques. Às vezes três, mas você não vai vê-lo retendo muito a bola. Com a bola, entrega muita dinâmica e joga com os dois pés. Recebe, mata com uma perna e dá o passe com a outra", inicia.
Sua visão para afundar bolas também foi exaltada pelo analista.
"É dos volantes que mais enxerga a profundidade na Premier League. Um dos primeiros volantes que mais tentam esse passe em profundidade. O Arsenal, com ou sem a bola, joga muito compacto, e vemos ele sempre numa distância muito curta para a linha de ataque, ele sendo primeiro volante", diz.
Em 2021, Jorginho ficou no Top 3 de melhores jogadores do mundo.
"É um armador mesmo sendo primeiro volante. Para nível Brasil, ele é craque, mesmo com 33 anos. Prateleira altíssima. Já foi eleito terceiro melhor jogador do mundo. Você pode concordar ou não com isso, mas ele teve todo mérito de uma Eurocopa vencida pela Itália em uma geração nem tão brilhante", recorda.
Ofensivamente, também contribui levando perigo em chutes de longe.
"Além de saber chutar de longe, tem essa ousadia de chutar. Já fez belos gols na carreira e pega sempre bem firme de fora da área", completa.
Como primeiro volante, é claro que a contribuição defensiva de Jorginho também precisa ser intensa, e o analista aponta aspecto principal, além de comparar característica com a de Léo Ortiz.
"Está sempre atento na interceptação. Ele sabe que precisa fechar o corredor central. Tem uma leitura excelente para interceptação. Intercepta dando o passe, que nem o Léo Ortiz", comenta.
Outra comparação é com Pulgar.
"Salto de pressão, sobe para marcar o adversário mais alto. Tem boa explosão, mais mobilidade do que o Pulgar, por exemplo, para fazer esse tipo de jogada", continua,
A agressividade no mano a mano também foi destacada.
"Ele não foge desse enfrentamento físico e muitas vezes leva vantagem. É bem agressivo nessa marcação. Uma coisa que raramente a gente vê o Pugar fazer", complementa.
Por fim, Victor Nicolau opina que Jorginho agregaria muito ao time de Filipe Luís, comparando a contratação com a possibilidade de chegada de Firmino levantada anteriormente.
"É um jogador realmente que vai aportar muito valor para o time. Tem muita qualidade e ainda está em um nível competitivo muito alto. Na minha opinião, é uma contratação que seria numa prateleira muito maior do que se contratasse o Firmino, que já saiu desse nível competitivo aonde o Jorginho ainda está inserido", opina.
Além disso, o analista acredita que o encaixe no Flamengo seria perfeito, já que o jogo de Filipe Luís tem similaridades com o do Arsenal, onde o volante se destaca.
"Se o Flamengo contratar, será um golaço, titular absoluto e uma das referências do time do Filipe Luís, que joga um estilo parecido com o do Arsenal", finaliza.