Portal dos Dragões
·17 maggio 2025
Anselmi antecipa mercado: “Não sou de gastar e contratar por contratar”

Portal dos Dragões
·17 maggio 2025
O treinador do FC Porto, Martín Anselmi, destacou a necessidade de «otimização» do plantel, visando acomodar as movimentações de entradas e saídas para a época de 2025/26, sem especificar quantas mudanças poderão ocorrer no verão.
«Responderei como o treinador Martín Anselmi prefere. Em cada experiência, e em cada clube em que estive, procuro maximizar o potencial do plantel, extrair o melhor de cada jogador e levá-lo ao seu limite. Em situações em que, através de vídeo, acreditei que um jogador não contribuiria, acabei por ver esse jogador a tornar-se titular indiscutível, e o inverso também se verificou», afirmou em conferência de imprensa.
«Não sou um treinador que se preocupa em apenas trazer e gastar, não quero contratar por contratar. O que quero é contratar de forma certeira, de acordo com as necessidades. Não aprecio ter plantéis com 30 jogadores, prefiro ter dois por posição, um total de 20 jogadores e os guarda-redes, de modo a que exista competição interna. Reconheço que existem jogos a cada três dias, e que um semestre se sobrepõe a um Mundial de Clubes. Não posso prever quantos jogadores sairão ou quantos contrataremos. O que posso afirmar é que este plantel é o que irá competir no Mundial de Clubes, e é possível que haja algumas novidades, mas prefiro ter cuidado e certeza tanto nas saídas como nas entradas. Nesse sentido, o meu trabalho é maximizar o que o plantel necessita e o que projetamos para o futuro, de forma a integrar o que for mais adequado», concluiu Anselmi, mencionando também que a Liga não correspondeu às expectativas do FC Porto, mas que o objetivo é terminá-la da melhor forma, no Estádio do Dragão.
«Queremos despedir-nos desta Liga, que não correspondeu ao que todos esperávamos, da melhor maneira, em casa e com os nossos adeptos, conscientes de que temos um adversário e que preparamos o jogo com foco e atenção», antecipou.
Sobre William Gomes e Tomás Pérez
O treinador também comentou a evolução de William Gomes e Tomás Pérez, reforços de inverno do FC Porto.
«Não falo apenas do FC Porto, mas quando um jogador é contratado, o objetivo é que renda de imediato, ou que se enquadre no modelo de jogo que desejamos desenvolver ao longo do tempo. Há jogadores que, apesar de serem bons e jovens, precisam de um tempo de adaptação à Liga, à Europa, ao país e ao ritmo do jogo. Nesse processo, o nosso trabalho é fornecer as ferramentas necessárias para que se tornem os jogadores em que acreditamos, pois as capacidades estão lá, caso contrário não os teríamos contratado», afirmou.
«A partir daí, é analisar as situações e contextos em que precisamos do William e do Tomás. O William, quando jogou, teve momentos de grande destaque e outros mais normais, e creio que o Tomás também. Em cada oportunidade que teve ao serviço do FC Porto, destacou-se de forma notável», concluiu Anselmi.
O FC Porto, atualmente em terceiro lugar com 68 pontos, tem praticamente garantida essa posição, o que assegura o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, e irá defrontar o Nacional, que se encontra em 13.º lugar com 34 pontos.
Live
Live
Live
Live
Live
Live
Live
Live
Live
Live