Leonino
·13 febbraio 2025
Aperta com eles, Sá Pinto! Há 13 anos, Coração de Leão chegava ao comando do Sporting

Leonino
·13 febbraio 2025
Há exatamente 13 anos, a 13 de fevereiro de 2012, Ricardo Sá Pinto foi anunciado como novo treinador do Sporting, sucedendo a Domingos Paciência, que acabou despedido após um desaire, por 2-0, diante do Marítimo. A troca surgiu após uma sequência de maus resultados que precipitaram a saída do técnico contratado no início da temporada.
Num primeiro momento, os resultados acabaram por melhorar, com o Sporting a somar seis vitórias nos 10 primeiros encontros de Ricardo Sá Pinto como técnico dos leões. Nesta dezena de partidas, destaque para os embates diante do Manchester City, nos oitavos-de-final da então Taça UEFA.
Na primeira mão, no Estádio José Alvalade, e apesar das piores previsões, o Sporting levou de vençida o gigante inglês, por 1-0, com golo de Xandão, de calcanhar. Na segunda volta, os verdes e brancos perderam, por 3-2, mas seguiram em frente, dado que marcaram dois golos fora de portas. Os tentos verdes e brancos foram apontados por Ricky van Wolfswinkel e Matías Fernández. Na retina dos adeptos leoninos, ficará a defesa de Rui Patrício, num dos últimos lances do encontro.
A caminhada europeia da turma de Ricardo Sá Pinto haveria de terminar nas meias-finais, frente ao Athletic Bilbao. Após uma reviravolta em Alvalade (2-1), com golos de Emiliano Insúa e Diego Capel , o Sporting perdeu por 3-1, em Espanha e despediu-se da Liga Europa, num final da temporada que haveria de ser trágico.
No Campeonato Nacional, o Sporting terminou no quarto lugar, com 59 pontos em 30 encontros (18 vitórias, cinco empates e sete derrotas), atrás do Braga (62), Benfica (69) e Porto (72).Na final da Taça de Portugal, os leões mediram forças com a Académica e, apesar do favoritismo, acabaram derrotados, por 1-0, com golo de Marinho. Nos estudantes, atuavam nomes como Cédric Soares ou Adrien Silva.
Na temporada seguinte, Ricardo Sá Pinto liderou os destinos dos verdes e brancos apenas em nove encontros, dado que registou apenas duas vitórias, tendo, ainda, cinco empates e dois desaires. O jogo que ditou o despedimento do antigo futebolista do Clube de Alvalade aconteceu frente ao Videoton, com um desaire, por 3-0, na Hungria.
Apesar de não ter tido sucesso como treinador do Sporting, Ricardo Sá Pinto ficará para sempre no coração dos adeptos leoninos. Como jogador, o antigo internacional português envergou a Listada verde e branca em 228 ocasiões, tendo marcado 50 golos, feito 26 assistências e conquistado seis títulos, entre os quais um Campeonato Nacional (2001/02), três Supertaças Cândido de Oliveira (1995, 2000, 2002) e duas Taças de Portugal (1994/95, 2001/02).