
Gazeta Esportiva.com
·20 maggio 2025
Boca Juniors amarga crise antes do Mundial com eliminação no Apertura Argentino

Gazeta Esportiva.com
·20 maggio 2025
O Independiente avançou às semifinais do torneio Apertura 2025 da Argentina na noite de segunda-feira com uma vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Boca Juniors, enquanto o San Lorenzo eliminou o Argentinos Juniors nos pênaltis.
Em um estádio lotado, a Bombonera, o colombiano Álvaro Angulo marcou o gol da vitória do Rojo de Avellaneda aos 19 da etapa complementar, com uma jogada individual que deixou dois adversários para trás e chutou por cima do goleiro da casa, Agustín Marchesín.
O Independiente receberá o Huracán nas semifinais, após derrotar o Rosario Central por 1 a 0 no domingo, também fora de casa, na primeira partida das quartas de final do Apertura.
A outra semifinal será disputada pelo San Lorenzo, que derrotou o Argentinos Juniors por 8 a 7 nos pênaltis após um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, e o vencedor do confronto desta terça-feira entre River Plate e Platense no Estádio Monumental.
Após ficar atrás no placar devido ao gol do lateral colombiano, o Boca tentou empatar, mas faltou clareza. Jogadores importantes como o espanhol Ander Herrera e o uruguaio Edinson Cavani, que estavam inativos há várias semanas, e o time acabou desesperado, com o goleiro Agustín Marchesin atuando como atacante para tentar cabecear os cruzamentos.
A derrota foi mais um golpe em um semestre terrível para o Boca, eliminado precocemente na Copa Libertadores pelo Alianza Lima em fevereiro, derrotado pelo River no Superclássico e também não conseguindo chegar à final em um Apertura local, onde vários de seus rivais, como o Independiente, estavam disputando torneios internacionais.
O Boca perdeu em La Bombonera após 15 partidas, e o Independiente venceu fora de casa após 13 anos, dois recordes que refletem o momento sombrio do rival, que não conseguiram vencer nenhuma partida significativa em 2025.
“Que se vão todos, que não fique nenhum”, gritavam os furiosos torcedores do Boca, que também entoavam “Mexe Boca, mexe… hoje não podemos perder”, um cântico de reclamação contra o fraco desempenho da equipe.
Em meio à crise, o presidente Juan Román Riquelme terá que contratar um novo técnico, já que a derrota para o River Plate, há algumas semanas, desencadeou a saída de Fernando Gago, substituído interinamente por Mariano Herrón, que assumiu o comando da equipe nesta segunda-feira.
O próximo objetivo do Boca será a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, em junho e julho, onde chega com um nível de jogo baixo e sem confiança.
Por sua vez, o técnico do Independiente, Julio Vaccari, afirmou que “este torneio é para o time que melhor joga nesta série. O Independiente buscou dominar o jogo, mas sofremos no primeiro tempo, mas este time já provou que é um time há muito tempo”. Veja também: Conheça o canal da Gazeta Esportiva no YouTube
O San Lorenzo se classificou para as semifinais ao derrotar o Argentinos Juniors em uma longa disputa por pênaltis por 8 a 7, após um empate em 1 a 1 aos 90 minutos no Estádio Diego Maradona, em Buenos Aires.
Andrés Vombergar colocou o Ciclón de Boedo na frente aos 69 minutos, mas Tomás Molina empatou para o Argentinos nos acréscimos, aos 90 minutos, levando a decisão das quartas de final para os pênaltis.
Na disputa por pênaltis, ambas as equipes foram muito eficazes, convertendo seus primeiros sete chutes até que o goleiro paraguaio do San Lorenzo, Orlando Gill, se destacou ao defender o chute de Maxi Romero. Gastón Hernández converteu o seu imediatamente, garantindo a classificação do Ciclón.
“Está provado que esta equipe, apesar das dificuldades que enfrenta, segue em frente. O futebol é maravilhoso quando sorri assim, quando você luta contra tudo e dá certo. Estou muito orgulhoso desta equipe. Estamos nas semifinais e vamos com tudo”, disse o meio-campista espanhol Iker Muniain, capitão e símbolo do San Lorenzo.
A classificação do Ciclón acontece em um momento especial, em meio à crise econômica e institucional do clube, com a saída do presidente Marcelo Moretti e uma dívida com o elenco profissional, que cancelou um treino na semana passada por falta de pagamento.
Nas semifinais, a equipe de Miguel Ángel Russo enfrentará o vencedor da partida de terça-feira entre River Plate e Platense, no Estádio Monumental.
Live
Live
Live