Coluna do Fla
·11 maggio 2025
Boto detona arbitragem em jogo do Flamengo x Bahia e cobra: “Isso não pode acontecer”

Coluna do Fla
·11 maggio 2025
O Flamengo fez o dever de casa e venceu o Bahia por 1 a 0, no sábado (10), pela oitava rodada do Brasileirão. Apesar da vitória, a torcida rubro-negra deixou o Maracanã na bronca com a arbitragem da partida. Isso porque, a arbitragem comandada por Anderson Daronco roubou a cena no confronto com algumas decisões polêmicas. Após a partida, o diretor de futebol do Fla, José Boto, criticou os juizes do embate e fez apelo à CBF.
— Filipe não quis falar sobre arbitragem, mas o que aconteceu hoje aqui dentro tem que se falar mesmo. Há a expulsão do Gerson, que é bem expulso, mas a seguir há um lance igual com o Wallace Yan e o VAR nem chama. Há um pênalti claríssimo, todos viram. O Brasil viu, o Maracanã, o VAR e o árbitro não quis -, disse, antes de completar:
— Depois foram 13 minutos de acréscimos. É absurdo. Vale a pena falarmos disso para que a CBF pense melhor na arbitragem. Se queremos elevar o nível do futebol brasileiro, a arbitragem é algo que precisamos melhorar também. O que aconteceu aqui não pode acontecer. Não é o fato de termos ganho que vamos nos calar –, finalizou.
Primeiramente, aos 41 minutos do segundo tempo, Gerson deu uma entrada dura em Erick Pulga, atacante do Bahia. Apesar da arbitragem, inicialmente, aplicar cartão amarelo no meio campista rubro-negro, o VAR chamou o juiz para revisar o lance. Desse modo, após analisar a situação, Daronco mudou o cartão para vermelho e expulsou o capitão do Flamengo, que ficou com um a menos na reta final da partida.
Logo após a expulsão de Gerson, o Flamengo protagonizou um ‘bate e rebate’ na área do Bahia. Durante o ataque do rubro-negro, um dos defensores da equipe baiana empurrou a bola com a mão para o goleiro Marcos Felipe. Apesar do VAR chamar para revisão, o árbitro mandou o jogo seguir e não marcou o pênalti claro, como sinalizou José Boto, ao reclamar da arbitragem.
Minutos depois, o zagueiro Santiago Ramos, do Bahia, protagonizou lance semelhante ao que causou a expulsão de Gerson. No lance, o jogador da equipe baiana ‘solou’ o pé de Wallace Yan. Próximo do lance, Daronco mostrou o cartão amarelo para o defensor e seguiu a partida, visto que o VAR não chamou o árbitro para revisar a falta e aplicar a expulsão com o vermelho.
Agora, o Flamengo vira a chave para focar na Copa Libertadores da América. Na quinta-feira (15), o Rubro-Negro enfrenta a LDU (EQU), no Maracanã, para disputar a quinta rodada da fase de grupos da competição sul-americana. As equipes medem forças a partir das 21h30 (horário de Brasília).