oGol.com.br
·25 maggio 2025
Braithwaite decide, Grêmio bate Bahia e deixa o Z4 do Brasileiro

oGol.com.br
·25 maggio 2025
Pressionado por melhores resultados, o Grêmio voltou a campo na tentativa de virar a página da eliminação na Copa do Brasil e conseguiu. Na manhã deste domingo, o Tricolor Gaúcho recebeu o Bahia, na Arena, e, com gol de pênalti de Braithwaite, venceu por 1 a 0.
Com o resultado, a equipe comandada por Mano Menezes chega a 12 pontos, deixa a zona de rebaixamento e pega o elevador até a 12ª colocação. Do outro lado, com 15, o Esquadrão de Aço figura no sétimo posto.
O etapa inicial foi intensa em Porto Alegre. Sob protestos do seu torcedor, o Grêmio tomou a iniciativa, pressionou o Bahia nos primeiros 15 minutos e acumulou chances para inaugurar o marcador.
Do outro lado, porém, o Bahia não se intimidou, soube "sofrer" e esperou o momento certo para equilibrar as ações. Mais acionado no comando de ataque do Esquadrão de Aço, Lucho Rodríguez criou problemas para defesa gremista.
Aos 19, após boa construção pela direita, Gilberto esticou para Lucho, que invadiu a área, tocou na saída de Volpi, mas caprichou demais e mandou a bola pela linha de fundo. Pouco depois, Luciano Juba surpreendeu em cobrança de falta, mas o goleiro gremista foi buscar. No rebote, David Duarte tentou, mas isolou a bola.
Na reta final, o Grêmio se recuperou da imposição baiana e conseguiu uma resposta à altura. Aos 37, Cristian Olivera foi lançado pela direita, progrediu e rolou na boa para Braithwaite, que finalizou na entrada da área, mas mandou por cima.
O time comandado por Mano Menezes mudou de postura, voltou mais agressivo para o segundo tempo e logo construiu uma grande oportunidade para inaugurar o marcador na Arena.
Aos oito minutos, após boa trama ofensiva, Cristaldo enfiou boa bola para Braithwaite, que invadiu a área, driblou Marcos Felipe e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti, confirmado após análise do VAR. Na cobrança, o próprio dinamarquês foi para a bola e mandou para as redes.
Após o gol, entretanto, o Tricolor Gaúcho baixou intensidade e viu o Bahia crescer na partida. Aos 22, Lucho Rodríguez cobrou falta com muito veneno da direita e obrigou Volpi a fazer uma grande defesa.
Nos minutos finais, o Esquadrão de Aço foi em busca da pressão, assustou com chegadas de Willian José, Kayky e Gilberto, mas o Grêmio controlou bem a pressão e garantiu três pontos importantes para sequência do Brasileiro.