Mantos do Futebol
·28 aprile 2025
Brasil terá camisa vermelha na Copa de 2026?

Mantos do Futebol
·28 aprile 2025
Nos últimos dias, o site Footyheadlines divulgou uma notícia bombástica, afirmando que a Seleção Brasileira não terá a tradicional camisa azul na Copa do Mundo de 2026. Nesta segunda-feira (28), o site avançou na apuração e confirmou que a camisa terá a cor vermelha e será assinada pela Jordan, marca que faz parte do portfólio da Nike.
O Mantos do Futebol foi atrás de apurações sobre o tema, que é bastante polêmico, ainda mais que no ano que vem é um ano eleitoral, e na última década, a camisa amarela da seleção acabou se tornando um símbolo político no país, atrelado ao espectro da direita, enquanto o vermelho é atrelado ao espectro da esquerda.
À princípio, não parecia muito confiável que a CBF aprovaria uma camisa na cor vermelha, ainda mais para ser usada como peça secundária em uma Copa do Mundo, no entanto, conseguimos contatar uma fonte que nos confirmou que a camisa reserva “diferente” está mesmo prevista e deve ser lançada exatamente com o logo da Jordan no peito. No entanto, conseguimos trazer mais alguns detalhes, que você confere abaixo.
Cores previstas para a camisa reserva do Brasil para a Copa 2026
Segundo informações previamente reveladas pela Nike, a camisa terá duas cores como base, sendo o vermelho mais enérgico como cor principal, acompanhado do preto. A cor branca também pode estar na peça, muito provavelmente na aplicação do escudo e logos.
Esse tom de vermelho deve ser muito parecido com o usado pelo Paris Saint-Germain na temporada 2019/20, chamado de “Infrared”. Para a seleção, é bem provável que ele divida espaço com o preto, formando desenhos que remetam ao Brasil.
A maior possibilidade é que todas as seleções principais da Nike, ganhem uma camisa alternativa, parte de coleção assinada pela Jordan, com peças que tenham um design disruptivo.
A camisa deve ser mesmo lançada pela Nike para o Brasil disputar a Copa do Mundo, no entanto, ainda não dá pra afirmar que a peça será mesmo usada no Mundial. Há dois pontos que jogam contra.
Trecho do estatuto da CBF que proíbe cores que não estão na bandeira da Entidade
O primeiro é o fato do estatuto da CBF proibir que a Seleção Brasileira jogue partidas oficiais com uniformes que tenham cores que não estejam na bandeira (verde, amarelo, azul e branco), no entanto, nada impede que a própria CBF rasgue o seu estatuto em prol da inovação, algo que historicamente nunca foi o feitio a Entidade, mas na gestão de Ednaldo Rodrigues, vem acontecendo com mais frequência.
O segundo fato, acaba sendo o histórico da CBF, já que no passado, a Entidade já vetou peças que haviam sido programadas pela Nike. Em 2016, a fornecedora planejou o lançamento de um calção amarelo, para ser usado de forma alternativa, quando a equipe precisasse recorrer ao calção branco, que forma o estilo batizado como “ovo frito”. No entanto, essa peça, apesar de vazada, nunca foi usada pela seleção, e a peça nem foi colocada à venda. Desta forma, apesar de parecer improvável, pode ser que essa camisa seja lançada, porém o Brasil mantenha a camisa azul atual (ou lance uma nova peça), para a disputa da Copa do Mundo.
Cores previstas para a camisa titular do Brasil para a Copa 2026
A camisa titular do Brasil continuará sendo amarela, no entanto, as cores complementares vão de certa forma ser diferentes. Junto do amarelo canário (yellow canary) da Seleção Brasileira, as cores previstas para serem complementares, são o verde menta (light menta) e o azul petróleo (Geody teal).
Cores previstas para o calção titular do Brasil para a Copa 2026
O calção, por sua vez, terá a cor azul, mas em um tom mais claro (LT Photo Blue), com o verde menta e o branco como cores complementares.
Por enquanto são essas as informações que conseguimos apurar, em resumo, será mesmo lançada uma camisa diferenciada, e esta é não só a ideia da Nike, mas como também está aprovada pela CBF. No entanto, se vai ser realmente usada ou não, é algo que teremos que aguardar.
O que acharam do Brasil lançar uma camisa vermelha para a Copa do Mundo 2026? Gostam da ousadia da CBF e da Nike? Compartilhe o link nas redes sociais!