Fut das Minas
·1 aprile 2025
Brasileiro feminino tem rodada de empates e denúncia de racismo; veja resumo

Fut das Minas
·1 aprile 2025
A terceira rodada do Brasileiro feminino encerrou na noite desta segunda-feira (31), não muito diferente de como começou. América-MG e Bahia ficaram no empate, assim como Palmeiras e Grêmio, que fizeram o jogo de abertura da rodada.
A rodada também teve um episódio lamentável de racismo, denunciado pelas atletas do Sport na partida contra o Internacional no Rio Grande do Sul. O grande número de empates gerou poucas mudanças na classificação do campeonato e acirrou a briga pela liderança na tabela. Veja abaixo como foram as partidas.
Em uma partida marcado por reviravoltas, Palmeiras e Grêmio empataram em 3 a 3 na Arena Barueri, no último sábado(29). O jogo foi intenso desde o início, com Brenda abrindo o placar para o Palmeiras aos 4 minutos de jogo.
Mariana Kasten
Mas o que parecia um caminho fácil para o Palmeiras, acabou se tornando dramático. Ainda no primeiro tempo, Maria Dias marcou para o Grêmio duas vezes e virou o placar. No segundo tempo, Greicy Landazúrry empatou para o Palmeiras com um gol de cabeça.
Com o empate, o Palmeiras seguiu pressionando para buscar a virada, mas foi a Shashá do Grêmio quem foi mais feliz, marcando o terceiro das gurias gremistas. Já nos acréscimos, a estrela de Amanda Gutierres brilhou mais uma vez e ela marcou para livrar as palestrinas da derrota.
Jogando em casa, a Ferroviária venceu o Real Brasília por 3×2, em um jogo com superioridade da equipe paulista, que apesar de se complicar um pouco com a marcação das leoas do planalto, fez valer o favoritismo no confronto e conseguiu manter a vitória.
Do lado das guerreiras grenás, Darlene, Mariana Santos e Natália Vendito marcaram os gols, já Giovana e Kim descontaram para as brasilienses. Com o resultado, a Ferroviária chegou a terceira posição na tabela.
São Paulo e Cruzeiro se enfrentaram em uma partida que valia a liderança da tabela. As duas equipes chegaram bem equilibradas para o confronto e as tricolores tinham o fator casa como vantagem para o jogo. Porém, a torcida do Cruzeiro também compareceu em Cotia e soltou a voz para empurrar o time.
O resultado do equilíbrio foi o empate em 1 a 1, com a Camilinha abrindo o placar para o São Paulo e a Byanca Brasil lançando a bola na área, que foi desviada pela zaga tricolor e morreu nas redes, deixando tudo igual.
No fim da partida, Vitória Calhau, que estava voltando ao campo após lesão, sofreu um choque grave no joelho e saiu aos prantos do gramado.
E ainda falando em tricolores, o Fluminense foi até a Montanha dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, para encarar o Juventude. A equipe contou com sorte para sair com a vitória. O primeiro gol foi marcado por Lurdinha aos 17 minutos do primeiro tempo.
Kévin Sganzerla
Ainda na primeira etapa, a volante Alice do Juventude se atrapalha e acaba marcando contra, ampliando a vantagem das cariocas. Já no segundo tempo, Eduarda Tósti sofre falta dentro da área e a árbitra marca pênalti para as donas da casa. A própria se encarregou de cobrar a penalidade e diminuir o placar: Juventude 1×2 Fluminense.
Em Santana de Parnaíba, o Red Bull Bragantino recebeu o Corinthians e complicou a vida das Brabas na competição. Logo no Primeiro tempo, Paulina e Ana Carla abriram o placar para as bragantinas e encaminharam uma vantagem ampla na primeira etapa do jogo.
O Corinthians tentava reduzir a desvantagem, chegando muito ao ataque, mas sem efetividade. Foi somente aos 35 minutos do segundo tempo que Tamires descontou para as brabas do timão. Quando a partida parecia se encaminhar com a vitória das donas da casa, o Corinthians sofre pênalti nos acréscimos, Gabi Zanotti cobra e empata o jogo: Red Bull Bragantino 2×2 Corinthians.
O Flamengo recebeu o 3B da Amazônia no Luso Brasileiro e goleou a equipe por 5 a 1. Os gols foram marcados por Gláucia, Cristiane (2x), Jheni e Núbia. Sole Jaimes descontou para as amazonenses, com um golaço de fora da área, sacramentando também o primeiro gol da equipe na história da série A1 do Brasileiro Feminino.
O Sport foi até o Rio Grande do Sul para enfrentar o Internacional na tarde desta segunda (31). Em um jogo bem parelho, as equipes ficaram no empate por 2 a 2, com gols de Jaque e Layza, pelo Sport e Lorrany para o Internacional.
Porém, lamentavelmente o que ficou marcado não foram os primeiros gols da equipe do Recife nesta edição da série A1. Já nos acréscimos da partida, um pedaço de banana foi arremessado supostamente por um torcedor do Internacional em direção ao banco de reservas do Sport.
As atletas rubro-negras chamaram a atenção imediatamente da arbitragem e denunciaram o episódio. Mais tarde, algumas jogadoras gravaram um vídeo falando sobre o episódio.
Géssica, Ísis e Lindy falaram sobre o episódio em nome das atletas do Sport | Reprodução Instagram
O Sport Recife divulgou uma nota de repúdio, recriminando o episódio e declarando que já havia tomado medidas em relação ao ocorrido. O Internacional também se manifestou em nota, se solidarizando com as atletas do Sport e informando que já estava colaborando com a apuração do responsável pelo crime.
Já a Confederação Brasileira de Futebol-CBF, também publicou uma nota informando que já havia tomado providências iniciais para registrar e apurar o fato e solicitou uma punição preventiva ao Internacional, enquanto o episódio é investigado.
Não diferente de como começou, a última partida da rodada também terminou empatada. O América-MG recebeu o Bahia no Independência e empatou em 1 a 1. Assim que a árbitra apitou o início do jogo, o Bahia pressionou, construiu boa jogada e marcou com a Rhaizza logo no primeiro minuto da partida.
O jogo parecia se encaminhar para uma superioridade das visitantes, mas aos 7 minutos, após uma falta forte da goleira do Bahia com a atacante do Amperica-MG fora da área, a árbitra expulsou a arqueira das mulheres de aço, deixando a equipe com uma a menos.
Apesar da vantagem numérica, as mineiras demoraram para chegar ao empate. Foi somente aos 40 do segundo tempo que a atacante Pimenta aproveita o rebote dentro da área e manda para o fundo das redes, deixando tudo igual: América-MG 1×1 Bahia.