Cria do Flamengo, Vinição compara Championship à Premier League e fala sobre Seleção | OneFootball

Cria do Flamengo, Vinição compara Championship à Premier League e fala sobre Seleção | OneFootball

Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·9 maggio 2025

Cria do Flamengo, Vinição compara Championship à Premier League e fala sobre Seleção

Immagine dell'articolo:Cria do Flamengo, Vinição compara Championship à Premier League e fala sobre Seleção

Titular do Sheffield United e brigando a cada jogo pelo retorno à Premier League na próxima temporada, o volante Vinicius Souza — conhecido também como Vinição — tem encontrado sucesso na Inglaterra. Formado no Flamengo, o jogador atua no país desde 2023.

Atualmente, o clube disputa os playoffs da Championship, a segundona inglesa, para tentar voltar à divisão principal. O mata-mata consiste em semifinal e final, e o Sheffield United já abriu 3 a 0 sobre o Bristol City no primeiro jogo.


OneFootball Video


Tentando retornar a um campeonato que já disputou na última temporada, Vinição comparou as diferenças entre atuar nos dois e avaliou a Championship como mais cansativa.

"Particularmente, eu acho [mais difícil]. Na Premier League, a gente pega um time a cada semana, na Championship são três. Você fica mais fadigado após os jogos", analisou Vinição em entrevista à "ESPN".

Vale ressaltar que, ao contrário dos 20 clubes que integram a Premier League, a Championship conta com 24 times e os playoffs para os que terminarem entre terceiro e sexto lugares. Ou seja, caso chegue à final, o Sheffield United fará 50 jogos no torneio, ao invés do máximo de 38 na primeira divisão.

"No campo, é mais pegado. Mas, em relação ao futebol, é bem similar. É mais físico, só que você ainda consegue ter um pouco mais de tempo para pensar. Um milésimo a mais que na Premier League", brincou.

Para ele, a única desvantagem da segunda divisão em relação à primeira é a intensidade, que é um pouco mais baixa na Championship. Mesmo assim, Vinição destacou que o nível é bem parecido.

"É um jogo mais posicional. Na Premier League é bem mais rápido, os caras quebram a linha mais rápido e já engatam na última linha. Na Championship, você ainda consegue recuperar esses milésimos. Não parece muito, mas no futebol, é bastante", disse.

Mudanças no estilo de jogo e busca por gols

Curiosamente, seguindo um conselho da mãe, Vinição disse que tem se arriscado mais em finalizações para buscar uma participação maior na fase ofensiva da equipe.

Atuando em uma posição que naturalmente costuma marcar poucos gols, o volante ainda está em branco na temporada atual. Por outro lado, já distribuiu duas assistências, sendo uma a que selou o 3 a 0 sobre o Bristol City, nesta quinta-feira (8).

"Hoje, minhas médias de finalização aumentaram muito. Porque acho que hoje, um volante moderno também marca e dá assistências, não só defende", explicou.

Vinição aborda chances de Seleção

Por fim, questionado se vê uma possível volta à Premier League como um holofote para ser convocado à Seleção Brasileira, Vinição garantiu que quer estar lá — mas prefere não pensar tanto no assunto.

"Todo brasileiro quer estar na Seleção, é o pico do atleta. Mas, como falei em outras entrevistas, acho que tudo vem no tempo perfeito. Vou trabalhar da minha forma e, se tiver que vir, vou estar de braços abertos para essa oportunidade", destacou.

A partida de volta entre Sheffield United e Bristol City, que pode selar a passagem de Vinição à final dos playoffs da Championship, está marcada para a próxima segunda-feira, às 16h (horário de Brasília).

Visualizza l' imprint del creator