Mercado do Futebol
·5 febbraio 2025
Mercado do Futebol
·5 febbraio 2025
A grave lesão do zagueiro João Marcelo, sofrida na partida diante do Tombense, pelo Campeonato Mineiro, deve tirar o jogador do restante da temporada. Em comunicado no início da semana, o clube celeste informou que o defensos sofreu uma lesão multiligamentar associada a “lesões meniscais no joelho direito”.
Com a lesão, João precisará passar por cirurgia que, segundo especialistas, deve acontecer em cerca de duas semanas, para que o inchaço da lesão diminua e seja possível realizar o procedimento com mais eficiência.
No entanto, na prática, o que significa essa lesão e qual é o tempo médio de recuperação? A Versus Esporte conversou com especialistas no assunto, que detalham a situação.
Reprodução / TV Globo
João Marcelo sofreu, segundo comunicado do clube, uma lesão multiligamentar com lesões no menisco do joelho direito. Na prática, a lesão acontece quando há um rotação errada na tíbia em relação ao fêmur. Com a ruptura dos ligamentos, o joelho lesionado fica sem sustentação e instável.
O Dr. Álvaro Castro, médico em Belo Horizonte, destaca ainda que dependendo de quais outros ligamentos forem afetados, o problema pode ser ainda maior.
“A curto modo, a coxa ‘fica’ e a perna vai. Desestabiliza totalmente o joelho. E dependendo de qual outro ligamento foi rompido (além do LCA), o problema pode ser ainda maior. Se forem os colaterais, desestabiliza ainda mais em termos de movimentações laterais. As lesões no menisco geram também instabilidade e deixam os suportes mecânicos do joelho extremamente comprometidos”, disse Álvaro.
Rodrigo Rocha / TV Globo
De acordo com os especialistas, é unanimidade que, sendo otimista, João Marcelo estará liberado em um prazo de 9-12 meses. Ou seja, se confirmando, o defensor poderia voltar a atuar apenas em fevereiro de 2025.
A a tendência é que João Marcelo precise ficar cerca de quatro meses sem sequer correr no gramado e precise de pelo menos seis meses para se exercitar com intensidade.
No entanto, o fisioterapeuta João Paulo Fernandes destaca que esse prazo pode variar. Existe, claro, a possibilidade de que João Marcelo retorne antes, mas ele seria a excessão da regra. Além disso, a atenção com a recuperação muscular precisa ser alta, já que normalmente as lesões musculares atrapalham o recondicionamento em lesões deste tipo.
“Por exemplo, o Alaba, zagueiro do Real Madrid, se machucou em novembro de 2023 e está voltando apenas agora e foi LCA (Ligamento Cruzado Anterior). Depende da resposta do atleta”, afirmou o fisioterapeuta.
No que diz respeito ao desempenho pós-lesão, ambos os especialistas consultados detalham que toda recuperação depende de como o jogador responderá aos tratamentos. Existem atletas que se recuperam plenamente e voltam ao mesmo nível que estavam antes da lesão, como o caso até mesmo do Ronaldo Fenômeno.
Por outro lado, não é impossível que problemas passem a ser recorrentes no local da lesão, além de desequilíbrios musculares, que afetam diretamente o desempenho em campo.