Leonino
·14 febbraio 2025
Diego Capel: O extremo que encantou o Sporting com raça e velocidade
![Immagine dell'articolo:Diego Capel: O extremo que encantou o Sporting com raça e velocidade](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fleonino.pt%2Fstorage%2Fmedia-items%2Fimages%2F2025%2F02%2Fdiego-capel-sporting_20250214032637.webp)
Leonino
·14 febbraio 2025
Extremo esquerdo espanhol, Diego Capel, brilhou no Sporting durante quatro épocas conquistando uma Taça de Portugal
|
Diego Capel é um dos jogadores mais acarinhados que já passaram pelo Sporting. O jogador começou a sua carreira no Olula del Río antes de dar um breve salto para a formação do Barcelona e depois para a do Sevilha, onde se destacou como um extremo promissor. Ainda jovem, tornou-se presença habitual nas seleções jovens de Espanha, conquistando o Campeonato Europeu de Sub-19 em 2006 e de Sub-21 em 2011. Aos 16 anos, estreou-se na equipa principal do Sevilha, participando na conquista de duas Taças UEFA.
Com a afirmação na equipa sénior, Capel tornou-se titular e ajudou o Sevilha a vencer a Supertaça de Espanha e a Taça do Rei. As suas exibições despertaram o interesse de gigantes como Real Madrid, Barcelona e Tottenham, mas o elevado preço pedido pelo emblema andaluz impediu a transferência. Em 2008, o jogador estreou-se pela seleção principal de Espanha, mas acabou por perder protagonismo no clube espanhol e foi colocado na lista de transferências.
Em julho de 2011, Capel chegou ao Sporting por 3,5 milhões de euros, acabando por assinar contrato por cinco temporadas. Com preferência a alinhar na esquerda do ataque, tornou-se um dos jogadores que mais marcaram os verdes e brancos e o coração dos adeptos, uma vez que foi peça fundamental da equipa ao longo de várias épocas.
Capel estreou-se a marcar pelo Sporting a 2 de outubro de 2011, garantindo a vitória por 1-0 frente ao Vitória de Guimarães. No seu 13.º jogo oficial pelos leões, frente ao Gil Vicente, brilhou ao marcar dois golos de cabeça, sendo eleito o melhor em campo. Ao longo dessa temporada, destacou-se como uma das principais figuras da equipa na Liga Portuguesa.
Na temporada de 2014/15, o espanhol perdeu espaço com a chegada de Nani, mas ainda contribuiu para um dos momentos mais marcantes da sua passagem pelo Clube: a conquista da Taça de Portugal, onde o Sporting derrotou o Braga na final, depois de conseguir chegar ao empate nos últimos minutos do jogo, com um golo de Fredy Montero. Ao longo da sua passagem por Alvalade, disputou 145 jogos e marcou 16 golos.
Com um salário elevado e fora dos planos de Jorge Jesus, Capel acabou por deixar o Sporting em agosto de 2015, transferindo-se para o Génova. A mudança envolveu um valor variável até 1,3 milhões de euros, com os verdes e brancos a manterem 50% dos direitos económicos do jogador. No entanto, em Itália, nunca conseguiu recuperar o brilho que teve em Alvalade, onde foi tão acarinhado pelos adeptos que recentemente voltou ao estádio dos leões.
Depois de uma época no Génova, assinou pelo Anderlecht, mas não teve grande sucesso. Em 2018, regressou a Espanha para representar o Extremadura, seguindo-se passagens pelo futebol de Malta e da Grécia, onde terminou a carreira em 2022.
Live