Portal dos Dragões
·25 aprile 2025
Francisco J. Marques critica André Villas-Boas e lamenta declínio do FC Porto

Portal dos Dragões
·25 aprile 2025
Francisco J. Marques assinalou o 25 de Abril com uma crítica ao estado atual do FC Porto, atribuindo a André Villas-Boas a responsabilidade pela alegada regressão desportiva do clube.
No seu perfil na rede social X (anteriormente Twitter), o ex-diretor de comunicação dos dragões comparou a presente temporada com o período anterior à revolução, salientando a diminuição do protagonismo do FC Porto em relação ao Benfica e ao Sporting.
“Em apenas um ano de gestão de André Villas-Boas voltamos ao estado anterior ao 25 de Abril”, lamentou, observando que o clube se tornou um “figurante” nas discussões sobre títulos nacionais. Marques recordou que há 51 anos o FC Porto não ficava de fora da luta em todas as competições internas, o que considera inaceitável após anos de domínio sob a presidência de Pinto da Costa.
O ex-dirigente enfatizou que a solução reside na recuperação da exigência e do modelo que tornou o FC Porto “grande”, mencionando o legado de Pinto da Costa, que liderou o clube durante 42 anos. “O melhor de todos nós já não está presente e ninguém se lhe aproxima”, afirmou, criticando os adeptos que, segundo ele, preferem concentrar-se nas más fases em vez de celebrarem as conquistas históricas.
Marques também criticou a alegada “denegrição” do antigo presidente, acusando os atuais dirigentes de ocultar as conquistas internacionais do clube em favor de uma narrativa de insucesso. “Neste século, apenas o Real Madrid, Sevilha, Barcelona, Chelsea e Bayern superaram-nos nas competições europeias”, destacou, argumentando que essa memória deveria ser celebrada e não desconsiderada.
Em uma mensagem final carregada de emoção, Francisco J. Marques recordou uma famosa citação de Pinto da Costa, alertando: “Mais uma vez, Jorge Nuno Pinto da Costa estava certo: ‘Querem mudar para quê? Querem deixar de ganhar?’”.
O dirigente, assim, se junta à crescente insatisfação de certos setores do FC Porto em relação à atual liderança do clube.