Esporte News Mundo
·26 maggio 2025
Grêmio x Bahia: CBF divulga áudio do VAR em pênalti polêmico; veja

Esporte News Mundo
·26 maggio 2025
— Continua depois da publicidade —
A CBF divulgou na tarde deste domingo (25), o áudio do VAR na vitória do Grêmio sobre o Bahia por 1 a 0, em duelo pela 10ª rodada do Brasileirão. O único gol da partida foi assinalado após um pênalti polêmico marcado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo.
Na ocasião, Bruno Arleu de Araújo ainda foi chamado pelo árbitro de vídeo, responsável por Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira, para rever o lance na cabine do VAR. Após quatro minutos, ele manteve a decisão de campo.
– Arleu, vou te chamar para interpretar. O goleiro não bate a mão no pé do atacante. O braço dele está em baixo do pé do atacante – diz Fazekas, responsável pelo VAR.
– O Marcos Felipe sai na jogada e o cotovelo dele pega no pé do Braithwaite. Apesar dele tentar recolher, ele pega com o cotovelo no pé direito do Braithwaite de forma imprudente. A forma como ele sai pega imprudente. Olha o pé dele com o corpo, perna com corpo, joelho e também cotovelo. Vocês estão de acordo comigo? Tiro penal sem cartão – responde Bruno Arleu, árbitro de campo.
– A gente trouxe você para interpretar exatamente porque você falou que era um tapa. Estamos mostrando para você que não é um tapa. Ele pisa no pé no movimento – finaliza o VAR sobre o lance.
Na sequência do vídeo divulgado pela CBF, os árbitros analisam um lance no início da jogada, em que Everton Ribeiro pede falta de Kannemann no meio de campo.
– O Everton dá o drible, o Kannemann coloca o corpo e tira e o Everton já vem caindo. Vocês estão de acordo comigo que não tem nenhum impacto na ação para derrubar o Everton? – interpretou Bruno Arleu, árbitro de campo.
– Concordo que é um braço de referência, que encosta e ele cai – responde o VAR.
O lance entre Marcos Felipe e Braithwaite aconteceu aos 8 minutos do segundo tempo e gerou uma paralisação total de sete minutos. O dinamarquês cobrou e converteu a penalidade aos 15 minutos. O gol acabou decretando a vitória do Grêmio e gerou bastante reclamação por parte do Bahia.