
Gazeta Esportiva.com
·5 maggio 2025
Jogador do América-MG é preso acusado de racismo em jogo da Série B

Gazeta Esportiva.com
·5 maggio 2025
O atacante Miguelito, do América-MG, foi preso neste domingo, em Ponta Grossa, no Paraná, após a partida contra o Operário-PR, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador boliviano foi acusado de racismo por atletas da equipe paranaense durante o jogo.
Aos 30 minutos do primeiro tempo, Allano foi até o árbitro Alisson Sidnei Furtado e relatou ter sido vítima de ofensas racistas por parte do jogador Miguelito.
A partida foi paralisada segundo o protocolo antirracista, mas foi retomada 16 minutos depois. Na súmula, o árbitro da partida relatou que ninguém viu ou ouviu nada. O boliviano seguiu em campo até ser substituído no intervalo.
Após o apito final, Miguelito foi preso em flagrante por injúria racial pela Polícia Civil do Paraná. Além dele, Allano e o volante Jacy, que testemunhou a favor da vítima, foram conduzidos até a sede da 13ª Subdivisão Policial, em Ponta Grossa.
Miguelito vai permanecer preso até a audiência de custódia.
“O Operário Ferroviário Esporte Clube repudia com veemência qualquer ato de racismo. Durante a partida de hoje (04), diante do América-MG, o nosso atleta Allano relatou ter sido vítima de ofensas racistas por parte do jogador Miguelito, da equipe adversária. O clube está buscando as imagens e demais elementos que possam confirmar os fatos e tomará todas as medidas cabíveis diante da gravidade da situação. Reforçamos que o Operário-PR está prestando todo o suporte necessário ao atleta Allano e seguirá firme em seu compromisso com a luta contra o racismo, dentro e fora de campo. Não vamos tolerar nenhuma forma de discriminação” escreveu o Operário-PR nas redes sociais.
Em nota, o América-MG se manifestou sobre o ocorrido e saiu em defesa do jogador Miguelito. O Coelho afirmou que as acusações feitas pelos jogadores do Operário são “infundadas”.
“Após criteriosa apuração interna e análise dos fatos disponíveis, não foi identificada qualquer atitude, gesto ou declaração do jogador que possa, sob qualquer ângulo, ser interpretada como discriminatória. Ao contrário, Miguel Terceros sempre demonstrou conduta ética, respeito e espírito esportivo, sendo amplamente reconhecido no clube por seu profissionalismo e integridade”, diz trecho da nota divulgada pelo América-MG.
Dentro de campo, o Operário-PR venceu por 1 a 0, com gol de Gabriel Boschilia e assistência de Allano. O Fantasma subiu para a 14ª posição, com sete pontos. O América-MG é o 10º colocado, com nove pontos somados.