Fala Galo
·28 aprile 2025
“Matador de gigantes”, confronto histórico e mascote inusitado: quem é o Maringá, adversário do Galo na Copa do Brasil

Fala Galo
·28 aprile 2025
O Atlético se prepara para enfrentar o Maringá, nesta terça (29), pela Copa do Brasil. O time de Cuca tenta o inédito tricampeonato da Copa mais democrática do país. O adversário da terceira fase não é um time tão conhecido do torcedor Atleticano, e, afinal de contas, fica a dúvida: quem é o Maringá? Apuramos todos os detalhes do clube paranaense com a ajuda do jornalista Felipe Augusto, da Revista Série Z.
O Maringá está invicto há 11 jogos. Líder da Série C, fez história no Campeonato Paranaense, eliminando Athletico e Coritiba, e só perdendo o título para o Operário-PR nos pênaltis. Na atual edição da Copa do Brasil, já eliminou uma equipe da Série A: o Juventude. Ano passado, tirou o América da competição, e conseguiu o acesso da Série D para a terceira divisão do Brasileiro. O bom momento passa pelas ideias do treinador Jorge Castilho, dono do segundo trabalho mais longevo em times das três divisões brasileiras (comanda o time paranaense desde 2021).
A ascensão do clube é meteórica. Cinco anos atrás, estava na segunda divisão estadual. Em 2023, já figurava na elite paranaense, e conquistava um histórico triunfo por 2 a 0 diante do Flamengo, pela Copa do Brasil (perdeu a volta por 8 a 2, no Rio).
Segundo Felipe Augusto, o mérito do Maringá está na forte marcação individual com encaixes, e muita velocidade e verticalidade nos contragolpes. O esquema de jogo costuma contar com quatro zagueiros de ofício, que se entendem bem, e um trio de ataque perigoso. Negueba se caracteriza pelos dribles, Maranhão é o clássico centroavante que faz pivô, e Matheus Moraes vive a melhor fase da carreira, com velocidade e boa definição de jogadas. Ou seja, o Maringá é o famoso “time chato”.
A cidade de Maringá nunca recebeu um jogo oficial do Atlético. O Maringá já enfrentou o América, enquanto o outro clube da cidade, o Grêmio Maringá, já recebeu o Cruzeiro. O adversário da próxima terça tem um mascote curioso: o “Dogão”. A cidade é conhecida por ter o melhor cachorro quente do Brasil, e o clube decidiu brincar com a situação criando um mascote canino.
Galo x Dogão – o inédito confronto pela Copa do Brasil (Foto: Divulgação/Maringá FC)
Mais do que nunca, o Galo precisará colocar em campo o espírito copeiro de um clube quatro vezes finalista da Copa do Brasil. A bola rola às 19h30, com transmissão exclusiva da Amazon Prime Video.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Tópicos | Google Notícias | WhatsApp | Telegrama | TikTok