Leonino
·19 maggio 2025
Moedas foi vaiado pelos adeptos, mas lembra golo decisivo do Sporting: "Foi a alegria de milhões"

Leonino
·19 maggio 2025
Carlos Moedas recebeu o Sporting na Câmara Municipal de Lisboa, depois de o Sporting ter conseguido vencer a Primeira Liga. O presidente da autarquia falou, perante um enorme coro de assobios, mas parabenizou os leões pelo título alcançado e recordou vários momentos vividos ao longo da temporada, entre os quais o golo de Eduardo Quaresma frente ao Gil Vicente (2-1) na 32.ª jornada.
"Lisboa é mais uma vez verde e branca"
"Bicampeões, bem-vindos à Praça do Município. Já sei, meus amigos, que o meu amigo Sebastian Coates não veio. Fiquem descansados que não me vou enganar no nome. Só umas palavrinhas. Senhor presidente Frederico Varandas, três campeonatos é obra. É prova da sua liderança. Caros jogadores, sportinguistas, Lisboa é mais uma vez verde e branca, é mais uma vez Sporting Clube de Portugal. Que orgulho estar aqui convosco, ver esta Praça coberta de verde e branco. Só para vos agradecer aquilo que têm feito", começou por dizer Carlos Moedas.
O presidente da Câmara lisboeta lembra frase icónica proferida por Rui Borges aquando da sua chegada a Alvalade: "Obrigada ao Sporting. Tal como o visconde de Alvalade defendia, é tão grande como um dos maiores da Europa. Provaram que é das maiores instituições de todo o mundo. Mister Rui Borges, que, quando veio, disse algo que nunca esquecerei. Que quando faltar a inspiração que nunca falta atitude. A vossa época foi atitude, mesmo quando parecia possível, mesmo quando o choque parecia insuportável. Nunca vos faltou atitude que distingue os campeões. Mostraram que no Sporting não há impossíveis.
A onda de lesões que afetou o plantel também não foi esquecida: "Foi uma época de superação, muito importante, superaram lesões, acho que nunca nenhum candidato ao título tinha superado tal desafio. Deixar uma palavra ao Nuno Santos, ao Daniel Bragança e ao João Simões. Obrigado porque o bicampeonato também é vosso. Esta equipa superou também uma mudança repentina que parecia abanar tudo, mas esta equipa venceu e foi capaz de superar todos os obstáculos. Hjulmand, um verdadeiro sportinguista apaixonado. Obrigado pelo teu exemplo. A tua liderança ajudou a equipa a superar tal como o Gyökeres superou os seus próprios recordes. Sei bem que há alguém que se orgulha muito que conseguiram. Essa pessoa é o Manuel Fernandes, que está a celebrar o campeonato, certamente com outros goleadores. Esta época também foi paixão pelas cores, o Nani explicava muito bem o que significam. Esta equipa aprendeu a honrar a camisola".
Por fim, mencionou o tal golo de Eduardo Quaresma que permitiu aos leões entrarem no dérbi frente ao Benfica no primeiro lugar: "Aquele golo de Quaresma ao Gil Vicente... as tuas lágrimas foram a alegria de milhões de Sportinguistas. Aquele momento em que o Trincão partiu a mão e continuou a jogar. Aquele hat trick do Gyokeres. Aqueles golos do Harder frente ao Sp. Braga. Foram nesses momentos que a vossa paixão fez a diferença como aqui também. Viva a glória daquilo que esperaram tantos anos. Hoje são bicampeões, são o orgulho da cidade e do país. A glória é vossa. Viva Lisboa", completou.