Leonino
·9 maggio 2025
PSP anuncia condicionamentos no dia do Benfica - Sporting

Leonino
·9 maggio 2025
A PSP anunciou um "policiamento dinâmico" para o dérbi entre Sporting e Benfica deste sábado, dia 10 de maio, em jogo da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que poderá decidir o campeão nacional de futebol em 2024/25. Leões e águias partilham a liderança com 78 pontos, sendo que as autoridades delinearam o plano para o 'Dia D'.
"O que está previsto é um policiamento dinâmico, em função da avaliação de riscos que será feita no final do jogo e, conforme, adotaremos ou um policiamento orientado para o Estádio da Luz ou um policiamento orientado para o Estádio José Alvalade, porque, obviamente, será desse local que a equipa do Sporting sairá caso se se sagrar campeã. Neste contexto, haverá constrangimentos de trânsito, que serão temporários em alguns locais", anunciou o superintendente Manuel Gonçalves, em conferência de imprensa realizada no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
O superintendente-chefe Luís Elias reconheceu que, apesar de a avaliação de risco ser a mesma relativamente a anteriores dérbis, a operação a montar será mais complexa visto concentrar, em simultâneo, atenções em dois estádios separados por poucos quilómetros e ainda a praça do Marquês de Pombal, onde poderá existir uma concentração muito grande de público.
"Será um jogo de risco elevado, mas num contexto diferente", assegurou Luís Elias sobre a particularidade que distinguirá o procedimento efetuado neste jogo em concreto, relativamente a outros que envolvem os 'grandes' de Lisboa, sempre de "risco elevado".
A PSP anunciou ainda "cortes progressivos" em diferentes artérias da capital, com especial incidência para o Marquês de Pombal, onde será montado um recinto para eventuais festejos, pelo que o mesmo será fechado e será interdita a circulação nesse espaço a partir das 17h30.
"Não haverá corte efetivo de trânsito durante um grande período de tempo, apenas à passagem. E, obviamente, há a chegada do eventual campeão ao recinto, improvisado no Marquês de Pombal. Aí, pois, obviamente, haverá já um policiamento efetivamente, apontado para garantir que as pessoas se acerquem em segurança e assim também ocorra com a equipa, quando chegar a hora e se tal acontecer", garante o superintendente Manuel Gonçalves.