Gazeta Esportiva.com
·6 gennaio 2025
Gazeta Esportiva.com
·6 gennaio 2025
Tricampeão, o Santos busca em 2025 voltar a conquistar a Copinha após onze anos. O último título do Peixe na competição ocorreu em 2014, mas a equipe conseguiu chegar longe em outras edições recentes.
Em 2010, o time praiano, que tinha acabado de revelar Neymar para o mundo, chegou na final do torneio. Naquela edição, o clube contava com jogadores conhecidos do futebol brasileiro atualmente, como o goleiro Rafael Cabral e os meias Nikão e Alan Patrick. Apesar de ser um dos favoritos ao título, o Peixe foi superado pelo rival São Paulo nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
Três anos depois, o Alvinegro voltou à final da competição. Após fracassar nas edições de 2011 e 2012, o Peixe bateu o Goiás na decisão de 2013, por 3 a 1, e se sagrou bicampeão do torneio. O Santos tinha em seu elenco o zagueiro Gustavo Henrique, os laterais Emerson Palmieri e Zeca, o volante Alison e os atacantes Neílton e Leo Cittadini.
No ano seguinte, o Peixe conquistou a Copinha pela terceira vez na história. A equipe venceu o Corinthians na final, por 2 a 1, para ficar com a taça. O goleiro João Paulo e o meia Serginho integravam o elenco campeão, além de Zeca, que jogou o torneio novamente.
Após o título, o Santos nunca mais conseguiu ser campeão. As últimas duas grandes campanhas do time praiano na competição ocorreram em 2022 e 2023. Na primeira edição, o Peixe chegou à final, mas foi goleado pelo Palmeiras por 4 a 0. No ano seguinte, a equipe caiu na semifinal para o América-MG.
O Santos estreou com vitória na edição de 2025, ao bater o Tirol, por 1 a 0. Nesta segunda-feira, a equipe enfrenta o Jaciobá pela segunda rodada. A bola rola na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, a partir das 19h30 (de Brasília).