MundoBola Flamengo
·6 febbraio 2025
Sumido, Luxemburgo aparece atacando fala de Danilo sobre treinadores
![Immagine dell'articolo:Sumido, Luxemburgo aparece atacando fala de Danilo sobre treinadores](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ffla-media.mundobola.com%2Fmedia%2F2023%2F05%2Fbotafogo-v-corinthians-brasileirao-2023-1-scaled.jpg)
MundoBola Flamengo
·6 febbraio 2025
O Flamengo entrou em campo na última quarta-feira (5), pela oitava rodada do Campeonato Carioca, e não encontrou problemas para vencer a Portuguesa-RJ por 5 a 0 e assumir a liderança da competição. Reforço para a temporada 2025 após longa passagem pela Europa, o zagueiro Danilo fez sua primeira partida como titular após a estreia, que aconteceu nos últimos minutos da Supercopa do Brasil — vencida sobre o Botafogo.
E, ao fim da partida, Danilo teceu alguns comentários sobre a evolução do futebol brasileiro e o técnico Filipe Luís, que vem arrebatando boas avaliações mundo afora desde que começou como técnico profissional. A fala, no entanto, encontrou resposta em Vanderlei Luxemburgo, que tem usado as redes sociais para abordar alguns assuntos do meio.
Segundo Danilo, o crescimento do futebol brasileiro está diretamente ligando à oportunização de jovens treinadores. Na opinião do jogador, abrir espaço para novos nomes tende a fortalecer o cenário do país no esporte.
"Acho que o futebol brasileiro vai sempre seguir essa crescente, a partir do momento em que tiver espaço para treinadores jovens e estudiosos. [O Filipe Luís] é um treinador que sabe que tem que evoluir, mas que trabalha e estuda diariamente", disse Danilo em entrevista ao "sportv".
Vanderlei, porém, resolveu responder. O ex-treinador, que fez seu último trabalho em 2023, no Corinthians, iniciou parabenizando Danilo pelo título da Supercopa do Brasil em seu primeiro jogo pelo Flamengo. No entanto, admitiu que não gostou de uma parte da fala do atleta.
"Vou falar sobre o Danilo, que não tive o prazer de conhecer pessoalmente e nem de treiná-lo. Ele tem 33 anos, e eu tenho uma história muito longa no futebol. São anos como jogador e anos como treinador. Estou com 72 anos e 58 de futebol, entre jogar futebol e ser treinador. Danilo, meu amigo, tudo bem? Parabéns pela conquista, já chegou no Flamengo ganhando. Só tem uma coisa que eu não gostei na sua fala", começou Luxemburgo.
Na visão de Luxemburgo, não é função dos clubes darem oportunidades aos jovens, mas sim responsabilidade dos jovens de mostrarem para os clubes que podem ser úteis. Vale destacar que o próprio Flamengo deu uma chance ao então novato treinador em 1991, quando Vanderlei acumulava passagens apenas por clubes de menor expressão no Brasil: Campo Grande, Rio Branco-ES, Friburguense, Democrata-GV, America-RJ e Bragantino.
"O Filipe Luís está começando a carreira dele, e maravilhosamente bem. Eu também comecei minha carreira do jeito que ele está começando. Nós temos que ter oportunidades, não temos que dar oportunidades para o jovem: ele que tem que buscar oportunidade, mostrando que é competente", analisou.
Na sequência, Luxemburgo questionou quantas oportunidades foram dadas a outros jovens e "não aconteceu nada". Segundo ele, dizer que o futebol brasileiro se beneficiaria de uma renovação entre técnicos é uma forma de menosprezar o que foi feito por outros grandes treinadores do passado. Entre eles, Luxa citou Telê Santana, Zagallo, Rubens Minelli e Ênio Andrade, todos já falecidos.
"Quantos outros treinadores jovens tiveram oportunidade e não aconteceu nada? Então, quando você fala que tem que começar, que o Brasil vai ter uma crescente no futebol, em que tem que começar a lançar treinadores jovens, você esquece da história do futebol brasileiro. De grandes treinadores: Telê Santana, Zagallo, Rubens Minelli, Ênio Andrade, por aí afora. Sou professor de educação física, formado. Eu estudei, estudo futebol até hoje. Aprendo a cada dia. Então, só queria dar esse recado para você, porque parece que o futebol começou há 30 anos. O futebol é longevo, tem muitos anos", opinou.
Em fala um tanto confusa, Luxemburgo criticou o pedido de mais espaço para os jovens técnicos, mas também afirmou que a "infestação" de treinadores estrangeiros no Brasil tem "tirado o espaço" deles. Segundo ele, o Flamengo é uma exceção na área, por ter em sua história exemplos de comandantes novatos que obtiveram sucesso.
"O Flamengo teve peito [para efetivar Filipe Luís] porque o Flamengo é dessa forma. Pega jogador e coloca, como foi comigo, Carpegiani, Jayme, Andrade... Bota para ser treinador, e a competência pertence a eles. Então, [o Brasil] está infestado de treinadores estrangeiros cerceando o direito dos jovens. Queria mandar um abraço para você e parabéns pela conquista do campeonato", finalizou Luxa.
Com o ainda novato Filipe Luís no comando, o Flamengo volta a campo no próximo sábado (8), contra o Fluminense, pela nona rodada do Campeonato Carioca. No primeiro de uma sequência de três clássicos, o Rubro-Negro encara o rival a partir das 16h30 (horário de Brasília), no Maracanã.