Leonino
·17 gennaio 2025
Leonino
·17 gennaio 2025
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Rio Ave - Sporting, esta sexta feira, dia 17 de janeiro. O encontro está marcado para o próximo sábado, dia 18 de janeiro, em Vila do Conde. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Depois de um início com jogos exigentes, vem uma semana limpa. Muda alguma coisa em termos de mentalidade?
"É uma semana com um dia ou dois a mais, mas não foge ao que tem sido a recuperação. A equipa está em fadiga, têm jogado quase sempre os mesmos, há sobrecarga, deu para treinar algum ou outro pormenor, mas não é com dois dias que vou acrescentar alguma coisa. Foi uma semana boa, que deu para recuperar de alguma fadiga que existe para depois entrarmos num ciclo muito forte. Temos alguns contratempos e isso requer algum cuidado."
Situação física de Gyökeres e Eduardo Quaresma. Daniel Bragança em condições de ir a jogo?
"O Daniel pode ir a jogo, mas esteve algum tempo parado. Temos de fazer uma leitura do que é capaz e do tempo que pode ajudar a equipa. Quaresma fora do jogo, o Viktor estará em dúvida até à hora do jogo".
Diferença entre V. Guimarães e o Sporting em termos de pressão.
"Honestamente a diferença é a competição porque o Vitória teve o mesmo desafio em termos de jogos, se calhar até mais. Lutando por títulos há maior pressão, mas é o que queremos alcançar. Estou feliz por estar a treinar uma grande equipa e poder lutar por títulos que é o que queremos".
Já tinha 5 jogadores ausentes, se perder Gyökeres isso implica ir ao mercado?
"Se formos ao mercado por cada jogador que se lesiona acabamos a época com 50 jogadores no plantel. Nós, treinadores portugueses temos sido valorizados por nos adaptarmos a todas as condições a que somos expostos. O Viktor é um jogador importante, acredito que possamos contar com ele, mas se não for possível temos de arranjar maneira de sermos competitivos e ganhar. São 11 contra 11 e no campo é que se vê quem é melhor. Não me agarro a quem não está mas sim a quem está, esses é que vão correr e lutar. Foco-me na solução e não no problema".
Conta com Edwards?
"Está fora do jogo para manhã, é uma questão interna".
É arriscado colocar Gyökeres a jogar quando vêm aí jogos europeus? Rui Silva está pronto?
"O Rui está a treinar e é opção para o jogo, conto com ele como com qualquer guarda-redes. Em relação ao Viktor, ele é competitivo, bravo, daqueles que não verga, quer ajudar a equipa. Temos de ter algum cuidado não só com ele, mas com outros que têm jogado muito como o Morten ou o Trincão. Há sempre um pequeno risco, que temos de tentar diminuir ao máximo. Mas há coisas que não podemos evitar, cada um gere e sente de forma diferente. Há sempre risco seja no Viktor ou noutros jogadores, a fadiga existe. O calendário tem sido muito congestionado, vamos entrar num ciclo de jogos de dois ou de três em três dias. Vai ter de ser muito no dia a dia, sentir a parte muscular, não dá para fazer futurologia. O jogo importante agora é Rio Ave, não o de quarta-feira".
Morita dá para arriscar neste jogo? Porquê tantas lesões? Edwards conta para si?
"O Edwards está fora por opção técnica. Em relação ao Morita, está em dúvida para o jogo, tal como o Viktor. Um dia pode fazer a diferença, é sentir como o atleta está, se melhorou muito, se o risco é grande... Depois é tomar decisões juntamente com todo o staff do clube. Foco-me muito no Rio Ave, que não perde há 20 jogos em casa, uma equipa muito competitiva, onde vamos ter alguns problemas".
Edwards treinou com a equipa?
"Está fora do jogo por opção técnica. Ponto. Não vou especificar jogadores. É jogador do clube, tem contrato, se sai ou não é uma questão do clube. Não tenho de dizer se treinou".
"Faz parte do nosso trabalho perceber o que o Rio Ave poderá fazer perante o que apresentamos. É uma boa equipa, tem um treinador que em termos estratégicos tenta anular o adversário... Será um jogo dificíl frente a uma equipa que não perde há 20 jogos em casa. Compete-me também olhar para eles em termos estratégicos, o meu trabalho é tentar perceber o que o Rio Ave pode nos apresentar e passar essa informação aos meus jogadores".
Live
Live