
Gazeta Esportiva.com
·17 maggio 2025
Vasco bate o Fortaleza, encerra jejum e sai da degola no Brasileirão

Gazeta Esportiva.com
·17 maggio 2025
O Vasco venceu por 3 a 0 o Fortaleza, neste sábado, em São Januário. Com o resultado, os cruzmaltinos acabaram com uma série de nove jogos sem vitória na temporada, chegaram a dez pontos e saíram da zona de rebaixamento. Já os cearenses permanecem com os mesmos dez pontos no Campeonato Brasileiro.
O Vasco abriu o placar no primeiro tempo, com Nuno Moreira. Os cruzmaltinos ampliaram na etapa final, com Vegetti, duas vezes.
Na próxima rodada, o Vasco terá o clássico contra o Fluminense, no sábado, no Maracanã. No dia seguinte, o Fortaleza recebe o Cruzeiro, no Castelão.
A partida começou com emoção. Logo na primeira jogada, Lucero foi lançado e viu Léo Jardim errar o tempo da bola fora da área. Luiz Gustavo apareceu para salvar os donos da casa. O Vasco respondeu em seguida, em chute de Hugo Moura. Aos três minutos, os cariocas abriram o placar. Nuno Moreira recebeu passe na área e chutou cruzado, sem chance para João Ricardo.
O confronto seguiu aberto após o gol. O Fortaleza quase empatou aos 14 minutos, quando Lucero foi lançado e cruzou para Mancuso. O lateral se esticou e mandou sobre o travessão. Depois, Yago Pikachu foi lançado na área, mas Léo Jardim se antecipou para impedir a finalização.
Os sustos fizeram o Vasco melhorar a marcação. A partir daí, os cruzmaltinos passaram a aproveitar os contra-ataques, mas pecavam no último passe. O panorama da partida seguiu o mesmo nos minutos finais. Assim, os donos da casa mantiveram a vantagem até o intervalo.
No segundo tempo, os cruzmaltinos ampliaram o placar logo com um minuto. Paulo Henrique fez boa jogada e cruzou rasteiro para Vegetti mandar para a rede.
O Fortaleza foi obrigado a buscar o ataque com mais intensidade e assustou aos cinco minutos, em chute de Lucero que parou em Léo Jardim. Em seguida, Lucero foi lançado, mas demorou a finalizar e viu Paulo Henrique salvar os cariocas.
O confronto seguiu aberto, mas ficou nervoso. Tanto que Coutinho e Marinho se desentenderam e acabaram expulsos. Assim, cada equipe ficou com dez jogadores em campo.
O Vasco voltou a crescer na partida e quase marcou aos 29 minutos, com Rayan. O atacante acertou a trave. Em seguida, Nuno Moreira mandou a bola na rede, mas o gol foi anulado por impedimento.
Aos 34 minutos, os cariocas chegaram ao terceiro. Lucas Piton cruzou rasteiro e Vegetti se esticou para mandar para a rede.
A partir daí, os donos da casa passaram a administrar o resultado. O Fortaleza ainda esboçou uma pressão nos minutos finais, mas viu o Vasco confirmar a vitória diante da torcida.
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). Data: Sábado, 17 de maio de 2025. Hora: 18h30 (de Brasília). Árbitro: Anderson Daronco (RS-Fifa). Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS-Fifa) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS). VAR: Marcio Henrique de Gois (SP). Cartões amarelos: Nuno Moreira e Luiz Gustavo (Vasco); Martínez (Fortaleza). Cartões vermelhos: Coutinho (Vasco); Marinho (Fortaleza).
VASCO: Nuno Moreira, aos 3min do primeiro tempo; Vegetti, a 1 e 34min do segundo tempo.
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo (Maurício Lemos) e Lucas Piton; Hugo Moura (Mateus Carvalho), Tchê Tchê (Paulinho) e Coutinho; Rayan (Adson), Nuno Moreira (Loide Augusto) e Pablo Vegetti.
Técnico: Fernando Diniz.
FORTALEZA: João Ricardo, Mancuso (Marinho), Kuscevic, Gustavo Mancha e Gastón Ávila; Matheus Rossetto (Martínez), Lucas Sasha (Fernández) e Pochettino; Yago Pikachu (Deyverson), Lucero e Breno Lopes (Kervin Andrade).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.