Gremistas
·18. Mai 2025
CBF libera áudio em que VAR admite falta em Jemerson, mas descarta revisão por não estar no “APP”

Gremistas
·18. Mai 2025
Na madrugada de domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da conversa entre o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima e o VAR durante o lance que resultou em pênalti para o São Paulo, na derrota do Grêmio por 2 a 1, no sábado, no Morumbi.
Aos 32 minutos do segundo tempo, o atacante Luciano foi derrubado dentro da área após um toque na sua perna esquerda pelo volante Camilo, que tentava afastar a bola. O árbitro marcou o pênalti na hora, mas o VAR recomendou a revisão por conta de uma possível falta de Arboleda em Jemerson no início da jogada.
No entendimento do VAR e do árbitro de campo, a falta em Jemerson aconteceu fora da chamada “APP” – sigla em inglês para “Attacking Phase Possession” (Posse em Fase de Ataque). Com isso, os árbitros entenderam que os dois lances foram em jogadas distintas e que a infração anterior não anularia o pênalti, apesar de reconhecerem que houve falta em Jemerson.
“A falta (em Jemerson) é clara, ele deixa o braço. Tem um braço que você não vê no campo (…) Para nós, a bola é afastada, recomposta (pelo Grêmio) e recuperada (pelo São Paulo). A defesa se recompõe e a partir daí acontece a jogada. Para nós teve uma ‘limpada’, beleza? Mas você avalia se está dentro do APP. Para nós a bola foi ‘limpada’, não está dentro do APP”, explicou o árbitro de vídeo Paulo Renato Moreira da Silva Coelho.
O áudio tem 4 minutos e 48 segundos – tempo em que o jogo ficou paralisado para a revisão – e está disponível neste link. A CBF, no entanto, não divulgou o áudio da falta dura sofrida por Dodi, que levou uma cotovelada de Pablo Maia ainda no primeiro tempo, e também gerou reclamação por parte do Grêmio.
Com o revés para o São Pauno no Morumbi, o Grêmio caiu para a 17ª colocação no Campeonato Brasileiro, dentro da zona de rebaixamento, com 9 pontos em duas vitórias, três empates e quatro derrotas.