AVANTE MEU TRICOLOR
·28. September 2024
AVANTE MEU TRICOLOR
·28. September 2024
Festa tricolor: invicto ante o rival da zona leste fora do Estado (Rubens Chiri/SPFC)
RAFAEL EMILIANO
O São Paulo enfrenta o rival Corinthians às 16h (de Brasília) deste domingo (29), pelo Campeonato Brasileiro, em Brasília (DF), já que o Morumbi estará fechado para a montagem do palco da série de shows que acontecerá na casa tricolor no início de outubro. É o primeiro Majestoso fora de domínio paulista após sete anos.
Será uma oportunidade rara aos são-paulinos da Região Centro-Oeste, já que apenas em outras três oportunidades na história os rivais paulistas se enfrentaram longe do estado de São Paulo.
E no que depender do retrospecto, os tricolores podem criar uma expectativa para o duelo, já que o clube do Morumbi curte uma invencibilidade nos duelos fora de território paulista com o adversário da zona leste.
A última delas, inclusive, tem um gosto especial.
Em 21 de janeiro de 2017, o São Paulo acabou levando o título da Florida Cup sobre o time alvinegro, nos EUA. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, o Tricolor ganhou nos pênaltis por 4 a 3, com show de atuação do goleiro Sidão, que defendeu dois pênaltis do rival.
Em janeiro de 1965, o Corinthians até levantou a taça do Torneio Pentagonal do Recife. Mas sua única derrota na competição foi justamente para o Tricolor, por 1 a 0.
A dupla voltaria a disputar um Majestoso fora de São Paulo em agosto de 1995, quando empataram em 2 a 2 um amistoso disputado no Serra Dourada, em Goiânia (GO), agendado pelo rival em parceria com o 'SBT' para a apresentação de seu novo uniforme.
Importante lembrar que esse jogo estava inicialmente agendado para o Pacaembu, mas foi transferido de lugar por conta da batalha campal entre as torcidas de Palmeiras e São Paulo dias antes, na final da Supercopa São Paulo de juniores, e a consequente interdição do tradicional palco paulistano. O Tricolor se recusou a liberar o Morumbi.
Esta será a quarta vez na década que o Tricolor é desalojado de sua casa devido a um show.
Também será a primeira vez que o clube manda um jogo fora do Estado desde 2001, quando todas as partidas da Copa dos Campeões da CBF foram realizadas no Nordeste, independentemente dos mandos.
A única outra ocasião que isso aconteceu foi em novembro de 1995, quando um clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, foi realizado no Morenão, em Campo Grande (MS). Por fim, será o 13º Majestoso disputado fora da cidade de São Paulo.