oGol.com.br
·12 de enero de 2025
oGol.com.br
·12 de enero de 2025
Uma noite de filme para Altay Bayindir em Wembley. Contra o Arsenal, pela terceira fase da Copa da Inglaterra, o goleiro turco fez história. O Manchester United se fechou na primeira etapa e dificultou a vida dos Gunners. Nos 45 minutos finais, os Red Devils surpreenderam e saíram na frente, mas, com a expulsão de Dalot, o clube londrino rapidamente empatou. Empilhando chances, os comandados de Arteta pararam algumas vezes em Bayindir, que defendeu um pênalti de Odegaard no tempo normal e levou a decisão para as penalidades. O goleiro turco defendeu a batida de Havertz e, com as cinco conversões do United, ajudou o clube a se classificar, após o empate por 1 a 1.
Classificados, os Red Devils esperam o sorteio da quarta fase para conhecerem seus adversários. Liverpool, Manchester City, Chelsea e Tottenham, por exemplo, também se classificaram.
Dentro de casa, o Arsenal começou em cima, com criações ofensivas e pouco demorou a abrir o placar, mas não valeu. Aos 17 minutos, Martinelli recebeu ótimo passe de Gabriel Jesus, invadiu a área e bateu de canhota, sem chances para Bayindir, mas o ponta estava impedido.
O confronto se mostrou truncado depois do gol anulado. O United, em postura mais defensiva, realizava faltas estratégicas para frear os Gunners, que trocavam passes no campo de ataque para encontrar os espaços.
O clube londrino oferecia mais variações de ataque para oferecer perigo. Os Red Devils, porém, conseguiam fechar os espaços e não permitiam os ataques dos rivais.
Aos 34, Garnacho arriscou um chute da esquerda da área e mandou alto, mas, sem força, facilitou para Bayindir. Já nos acréscimos, aos 48, o Arsenal respondeu com cobrança de falta de Odegaard, mas o norueguês mandou por cima da meta.
O United logo contrariou a superioridade londrina e abriu o placar aos sete minutos. Depois de erro de Gabriel Magalhães, Garnacho escapou pela direita, chegou no fundo e tocou no meio da área, onde Bruno Fernandes chegou e completou de direita para o fundo das redes.
Depois da expulsão de Diogo Dalot aos 15 minutos, pelo segundo amarelo na entrada em Merino, o Arsenal voltou ao jogo. Dois minutos depois da expulsão, Gabriel Magalhães se redimiu: Martinelli recebeu na ponta esquerda depois de falta curta e jogou no meio da área, onde a zaga afastou e o zagueiro completou de voleio. A bola ainda desviou na marcação e matou Bayindir.
Com 23 minutos, os Gunners ficaram muito perto do segundo. Maguire derrubou Havertz dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Odegaard bateu no canto direito e Bayindir se esticou todo para fazer grande defesa.
Os comandados de Arteta perderam grande chance de vencer o confronto, pouco antes dos acréscimos começarem. Odegaard encontrou Havertz em ótimo passe na pequena área e o alemão, depois de dominar estranho, chutou para fora, para o alívio de Bayindir.
E o goleiro turco voltou a salvar o United, aos 48. Depois de muita pressão dos mandantes, Rice recebeu excelente passe de Jorginho na área pela esquerda e, sem marcação, bateu rasteiro cruzado, mas Bayindir usou o pé para desviar de forma previdencial e evitar o gol.
A postura dos Gunners não mudou na prorrogação. Mas a melhor chance do tempo extra foi do United: no primeiro lance da segunda etapa, Zirkzee recebeu na ponta esquerda, invadiu a área e bateu rasteiro no contrapé, mas Raya mostrou bom reflexo e fez ótima defesa.
Sem mais chances nos 15 minutos finais, a decisão ficou para os pênaltis. Bayindir brilhou mais uma vez e defendeu a segunda cobrança, a de Havertz, e viu seu time converter todas, para se classificar na Copa da Inglaterra.