Leonino
·15 février 2025
Sporting felicita Pedro Proença e Varandas faz pedido à FPF
![Image de l'article :Sporting felicita Pedro Proença e Varandas faz pedido à FPF](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fleonino.pt%2Fstorage%2Fmedia-items%2Fimages%2F2024%2F06%2FPedro-Proenca-Frederico-Varandas-Sporting.webp)
Leonino
·15 février 2025
Pedro Proença venceu as eleições na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e sucedeu a Fernando Gomes como presidente do organismo. O Sporting, dirigido por Frederico Varandas, através de um comunicado no site oficial, felicitou o antigo juiz e pediu mudanças há muito esperadas no que concerne à arbitragem nacional.
"O Sporting Clube de Portugal felicita Pedro Proença, e os outros órgãos sociais, pela eleição para o novo mandato 2025-2029 da Federação Portuguesa de Futebol. É opinião do Sporting CP que os novos órgãos sociais têm uma oportunidade única de iniciar uma nova era na FPF, para a qual o Clube manifesta todo o seu apoio, colaboração e empenho", lê-se.
"A FPF tem, entre outras importantes responsabilidades, a tutela do Conselho de Arbitragem, do Conselho de Disciplina, e por isso a possibilidade de delinear um novo rumo, com uma efetiva proteção e valorização da carreira dos árbitros, onde vigore a meritocracia e profissionalismo acima de tudo. Este pode ser um momento de viragem, de marcar a história do futebol para sempre", terminam os verdes e brancos.
É importante recordar que, de momento, o Sporting tem um recurso em andamento no Pleno do Conselho de Disciplina, referente ao castigo aplicado a Ousmane Diomande. O central foi suspenso por dois jogos depois de João Pinheiro ter escrito no relatório do Clássico que o 'camisola 26' dos leões "torna-se culpado de conduta violenta pois agrediu o adversário com uma cabeçada", apesar da teatralidade de Fábio Vieira ao simular agressão.
Algumas jornadas antes, Samu, avançado do Porto, tinha sido expulso diante do Gil Vicente. Na sequência do cartão vermelho, deu um soco a um painel publicitário que estava a ser carregado por dois funcionários do operador de transmissão do jogo. Depois de um processo disciplinar, falhou apenas uma partida e pagou 612 euros.